Menu
Busca quinta, 11 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
TJMS Agosto 22
Tecnologia

Telegram: Concorrente do WhatsApp vem ganhando mais atenção do brasileiro

Aplicativo foi um dos destaques de crescimento do ano de 2021

23 dezembro 2021 - 17h04Pedro Molina

O que é o Telegram? De acordo com sua página de FAQ (Sigla para Perguntas Frequentemente Respondidas em inglês), o Telegram é um aplicativo de mensagens com sincronização de mensagens simultâneas e seu foco em velocidade e segurança, algo que vem se tornando o foco de cada vez mais usuários do após as polêmicas de compartilhamento de dados envolvendo o WhatsApp e o Facebook.

De acordo com levantamento de dados realizado pela App Annie, empresa especializada em gestão de dados para aplicativos e programas, mostrou que o Telegram está entre os aplicativos com maior crescimento no número de downloads no ano de 2021, ficando em 7º lugar na sua lista.

 

Com todo esse crescimento, o JD1 foi atrás de alguns usuários da plataforma para perguntar qual o motivo deles usarem o aplicativo e qual dos dois eles mais usam, WhatsApp ou Telegram?

Bruno Rodrigues Martins, de 24 anos, disse para o jornal que atualmente tem mais amigos no Telegram, por isso sua preferência de uso do aplicativo em vez do WhatsApp, deixando ele para somente falar com sua família.

“Só uso o Telegram por que tenho mais amigo pra conversar aqui, no Whatsapp eu só uso pra falar com familiares e talvez para trabalho futuramente.”, respondeu Bruno.

Já para Raul Jose Miranda Junior, de 23 anos, que é artista digital, o uso do Telegram veio por conta da sua clientela, que boa parte é de fora, usar o aplicativo, algo que facilitou demais sua comunicação e venda de produtos.

“Eu uso mais o Telegram do que Whatsapp por preferencia, mas, varia. Normalmente o Telegram é mais pra curtição e amigos. E o Whatsapp eu deixava só pra trabalho e família. Eu também comecei a usar o Telegram por conta do meu trabalho como artista digital. Boa parte dos meus clientes que são do exterior optam por usar o Telegram pela praticidade que eles já tem com o aplicativo. Eu simplesmente tive que ir a onde eles estavam.”, disse Raul.

Mas enquanto alguns tem motivos como amigos ou trabalho, outros só utilizam o aplicativo pelas funcionalidades extras e o formato do aplicativo, como é o caso de Gabriel Castelucci, de 21 anos.

“Eu uso o Telegram por que gosto do formato e das funções, mas foram grupos de amigos me fizeram usar ele. Atualmente uso mais o Telegram, vejo séries e converso por ele, o WhatsApp eu utilizo mais para trabalho e faculdade.”, falou Castelucci.

Ainda seguindo a linha de comodidade, esse é o mesmo motivo para Paulo Sitnik, de 21 anos, usar o Telegram.

“Eu uso Telegram pelo simples fato de que ele tem muito mais vantagens que o WhatsApp, incluindo como você faz login, você poder acessar o app sem ter o celular ligado e etc. Porém, acho que eu uso muito mais o WhatsApp por causa da faculdade e etc.”, disse Sitnik sobre suas motivações de usar o aplicativo.

 

Dado o crescimento do aplicativo, é possível se ver um cenário onde cada vez mais pessoas utilizam o aplicativo dentro do Brasil, com um aumento de uso principalmente entre as comunidade mais jovens, que estando por dentro do cenário atual de tecnologia, sempre buscam por maior segurança de suas informações no meio tecnológico.

O aplicativo pode ser baixado para computador, iOS e Android, e tudo que é necessário para se criar uma conta é um número de telefone celular válido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia
Infovia Digital começa a se tornar realidade
Tecnologia
Elon Musk cancela a compra bilionário do Twitter
Tecnologia
Sinal 5G estreia nesta quarta-feira no Brasil
Tecnologia
Instagram apresenta instabilidade e usuários vão às redes sociais reclamar
Tecnologia
5G no Brasil: mais de 60 modelos de celular são compatíveis; veja lista
Geral
Anatel abre consulta pública sobre a padronização de carregadores de celular no país
Tecnologia
Presidente da Claro diz que preço da internet no Brasil é barato demais
Tecnologia
YouTube é a principal rede social de notícias do Brasil, aponta pesquisa
Tecnologia
Fiocruz firma convênio com o Governo do Estado
Tecnologia
Estado assina hoje convênio que consolida MS como "polo de pesquisa"

Mais Lidas

Polícia
Menino mata padrasto a tiros, joga corpo no rio e foge com a 'namorada' de 11 anos
Política
PSD terá mais três partidos coligados
Comportamento
JD1TV: Após três anos, Festival do Sobá volta 'com tudo' amanhã
Polícia
Fisioterapeuta para na delegacia por fazer procedimentos estéticos na Capital