“Respiro econômico”, diz David sobre suspensão de reajuste na energia até 2021
Deputado que já havia pedido pela mesma medida no Estado, elogiou decreto assinado por Jair Bolsonaro
22 MAI 2020 • POR Sarah Chaves • 17h08O deputado estadual, Coronel David (sem partido), elogiou a postura adotada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, ao assinar o decreto suspendendo o reajuste da tarifa das contas de energia em todas as federações.
O decreto foi assinado na segunda-feira (18), obrigando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a adiar os reajustes tarifários da energia até 2021, tanto para grandes consumidores quanto para clientes residenciais.
O próprio deputado Coronel David já havia pedido pela suspensão do reajuste tarifário anual na conta de energia em Mato Grosso do Sul, fornecida pela Energisa. A liminar foi concedida pela 2ª Vara Federal de Campo Grande.
Ao JD1 Notícias, Coronel David, comentou que Bolsonaro foi sensato em decretar a suspensão, considerando os prejuízos causados pela pandemia de coronavírus. “Apoio integralmente a decisão do presidente em editar o decreto pra evitar que, diante desta grande crise que atravessamos, o cidadão tenha que encarar um aumento de tarifa”, alegou.
Coronel David comemorou também, a ação em conjunta, que possibilita um respiro econômico à milhares de famílias sul-mato-grossense, e agora de todo o Brasil. “Fico mais satisfeito ainda, pois já tínhamos ingressado com uma ação na justiça federal e conseguido uma liminar para suspender este aumento de 6,90% que estava previsto para julho. Com o decreto temos a garantia que, mesmo com uma decisão da justiça, as tarifas não subirão”, finalizou o deputado.
O decreto prevê ainda a possibilidade das empresas do setor buscarem empréstimos junto a bancos públicos e privados para compensarem perdas de receita e alta da inadimplência. Os custos desses empréstimos serão compartilhados entre as companhias e seus grandes consumidores, como as indústrias.