Menu
Menu
Busca domingo, 18 de janeiro de 2026
Esportes

Fifa proíbe Dinamarca de usar uniforme com mensagem "direitos humanos para todos"

Mensagem surgiu como forma de protesto contra o Catar, que sediará o mundial deste ano

11 novembro 2022 - 14h28Pedro Molina     atualizado em 11/11/2022 às 14h30

O chefe executivo da Federação Dinamarquesa, Jakob Jensen, lamentou a decisão da Fifa de proibir a seleção da Dinamarca de utilizar uniformes de apoio aos Direitos Humanos como forma de protesto contra o país que irá sediar a Copa do Mundo deste ano, o Catar.

“Nós recebemos uma mensagem da Fifa que as camisas de treinos de nossos jogadores, que estariam com os dizeres “direitos humanos para todos” na região da barriga, foi rejeitada por razões técnicas, o que é lamentável. Nós acreditamos que a mensagem “direitos humanos para todos” é universal, não política, mas algo que todos apoiam”, disse em nota.

A Hummel, fornecedora do material esportivo da seleção dinamarquesa, fez o modelo com o objetivo de protestar contra a realização do mundial no país árabe, que tem leis que condenam o relacionamento de pessoas do mesmo sexo.

“Com as novas camisas da seleção dinamarquesa, queríamos enviar uma mensagem dupla. Eles não são apenas inspirados pelo Euro 92, em homenagem ao maior sucesso do futebol dinamarquês, mas também um protesto contra o Catar e seu histórico de direitos humanos. É por isso que atenuamos todos os detalhes das novas camisas da Dinamarca para a Copa do Mundo, incluindo nosso logotipo e divisas icônicas. Não queremos ser visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Apoiamos a seleção dinamarquesa o tempo todo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como nação anfitriã. Acreditamos que o esporte deve unir as pessoas. E quando isso não acontece, queremos assumir”, comentou a empresa.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Wagner Higa é presidente do TiroMS
Esportes
Tiro esportivo supera desconfiança e se torna fenômeno em MS
O confronto, válido pela sétima rodada, foi antecipado a pedido dos clubes
Esportes
Estadual começa neste domingo com clássico entre Operário e Pantanal
Mais um ouro para o Brasil
Esportes
Cristian Ribera conquista mais um ouro na Alemanha
O time sul-mato-grossense vive um bom momento na Superliga B e vem de vitória fora de casa sobre a Apade, de Belém (PA)
Esportes
Sesc MS Vôlei enfrenta o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Câmara Municipal de Campo Grande
Esportes
Cerimônia de abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 acontece hoje na Câmara
Palmeiras e Corinthians decidem mais um título
Esportes
Palmeiras terá mando de campo contra Corinthians na Supercopa Feminina
Time do Marabá que sofreu acidente
Esportes
Ônibus do Águia de Marabá Sub-20 colide e preparador físico morre
Estádio Jacques da Luz sediará campeonato
Esportes
Abertura do Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece neste sábado na Câmara Municipal
Augusto Ortega Diretor da Comissão de Arbitragem da FFMS
Esportes
Arbitragem sul-mato-grossense passa por treinamento anual
Vinicius Júnior foi alvo de cantos racistas
Esportes
Clube da Espanha repudia cantos racistas a Vini Jr em jogo da Copa do Rei

Mais Lidas

Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Polícia
Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Polícia
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Justiça
Prefeitura diz que não houve aumento de taxas no IPTU e defende 'correção' na Justiça