Menu
Busca quinta, 30 de novembro de 2023
(67) 99647-9098
Aguas Nov23
Internacional

Las Vegas testa táxi sem motorista

Serviço é uma iniciativa da Hunday, em parceria com Aptiv

23 outubro 2022 - 08h42Evelyn Thamaris com informações, Próximo Nível

Cada vez mais avançada, a tecnologia vem caminhando a passos largos no mundo. Dando amostras da afirmativa, a robótica é um setor que demonstra esse potencial. Utilizando equipamentos gerenciados por inteligência artificial através da Internet das Coisas (IoT),  veículos autônomos estão sendo testados nos Estados Unidos, projetados pela joint venture da Hyundai e da Aptiv, a Motional os modelos são táxis que circulam em Las Vegas.

De acordo com a paltaforma Próximo Niível, o veículo da Motional, chamado Ioniq 5, é totalmente autônomo e não possuem a possibilidade de ser guiado manualmente. Em Las Vegas o veículo está passando por uma fase de testes através de uma parceria entre o aplicativo Lyft e a empresa responsável por criar o ‘robô-táxi’.

O Lyft, conhecido como rival do Uber nos Estados Unidos, adotou o carro autônomo em viagens de clientes na cidade dos cassinos. A intenção do projeto é disponibilizá-lo somente em viagens compartilhadas pela Lyft. Além de representar o primeiro veículo autônomo usado pela Lyft, o Ioniq 5 é o primeiro do aplicativo que utiliza energia elétrica como combustível.

Robô-táxi é autônomo e elétrico

No total, o Ioniq 5 utiliza 30 sensores de movimento que orientam a condução autônoma do veículo. Dessa forma, algumas funcionalidades estão disponíveis diretamente na Lyft, como a opção de destravar as portas, e podem ser acessadas por um botão no próprio aplicativo.

O usuário também pode entrar em contato com a central de atendimento do app, usando o serviço de suporte durante o trajeto. O momento exato de partida do robô-táxi também é acionado por um comando direto na Lyft.

Há uma tela localizada atrás do primeiro assento do veículo autônomo para o passageiro. Através dessa tela, sensível ao toque, é possível acompanhar informações sobre a corrida, como trajeto, tempo de chegada e localização atual.

Ainda em fase de testes, o Ioniq 5 está circulando em Las Vegas, mas a Lyft pretende expandir o serviço para outras cidades nos Estados Unidos. A previsão é que isso aconteça em 2023, quando a Lyft iniciará a implantação do carro autônomo em larga escala.

Desde 2018, o Ioniq 5 é testado pela Lyft em Las Vegas, nos EUA e, somente nos últimos quatro anos, o projeto já foi utilizado por 100 mil usuários do aplicativo de corrida compartilhada.

Durante esta fase inicial, dois operadores estão seguindo viagem no veículo para atestar a segurança do sistema automatizado, que pode se transformar em uma tendência no mercado de serviço de transporte por aplicativo nos próximos anos.

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android

Asilo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Passageiro abre porta de emergência e pula na asa de avião nos EUA
Internacional
Cessar-fogo entre Israel e Hamas é prolongado por mais dois dias
Internacional
Ex-policial condenado pela morte de George Floyd é esfaqueado na prisão
Internacional
Após acordo, Hamas liberta 13 reféns
Internacional
MP da Espanha quer Daniel Alves preso 9 anos
Internacional
Brasileira é encontrada morta nos EUA; ex-companheiro é principal suspeito
Internacional
Argentinos escolhem novo presidente ainda hoje
Internacional
Mulher viaja para fazer cirurgia de retirada de pele, mas acorda com silicone
Internacional
Governo brasileiro apoia resolução que prevê pausa humanitária em Gaza
Internacional
Itamaraty negocia novas repatriações de brasileiros presos em Gaza

Mais Lidas

Geral
Fiel denuncia casos de abuso sexual e omissão dentro da El Shaddai
Polícia
Vídeo - Após ser traído, homem se joga em carro em chamas
Polícia
Homem que matou e estuprou mãe e filhas queria roubar a casa no Mato Grosso
Justiça
"Prisão banalizada", diz advogado de adjunto da educação