Cada vez mais avançada, a tecnologia vem caminhando a passos largos no mundo. Dando amostras da afirmativa, a robótica é um setor que demonstra esse potencial. Utilizando equipamentos gerenciados por inteligência artificial através da Internet das Coisas (IoT), veículos autônomos estão sendo testados nos Estados Unidos, projetados pela joint venture da Hyundai e da Aptiv, a Motional os modelos são táxis que circulam em Las Vegas.
De acordo com a paltaforma Próximo Niível, o veículo da Motional, chamado Ioniq 5, é totalmente autônomo e não possuem a possibilidade de ser guiado manualmente. Em Las Vegas o veículo está passando por uma fase de testes através de uma parceria entre o aplicativo Lyft e a empresa responsável por criar o ‘robô-táxi’.
O Lyft, conhecido como rival do Uber nos Estados Unidos, adotou o carro autônomo em viagens de clientes na cidade dos cassinos. A intenção do projeto é disponibilizá-lo somente em viagens compartilhadas pela Lyft. Além de representar o primeiro veículo autônomo usado pela Lyft, o Ioniq 5 é o primeiro do aplicativo que utiliza energia elétrica como combustível.
Robô-táxi é autônomo e elétrico
No total, o Ioniq 5 utiliza 30 sensores de movimento que orientam a condução autônoma do veículo. Dessa forma, algumas funcionalidades estão disponíveis diretamente na Lyft, como a opção de destravar as portas, e podem ser acessadas por um botão no próprio aplicativo.
O usuário também pode entrar em contato com a central de atendimento do app, usando o serviço de suporte durante o trajeto. O momento exato de partida do robô-táxi também é acionado por um comando direto na Lyft.
Há uma tela localizada atrás do primeiro assento do veículo autônomo para o passageiro. Através dessa tela, sensível ao toque, é possível acompanhar informações sobre a corrida, como trajeto, tempo de chegada e localização atual.
Ainda em fase de testes, o Ioniq 5 está circulando em Las Vegas, mas a Lyft pretende expandir o serviço para outras cidades nos Estados Unidos. A previsão é que isso aconteça em 2023, quando a Lyft iniciará a implantação do carro autônomo em larga escala.
Desde 2018, o Ioniq 5 é testado pela Lyft em Las Vegas, nos EUA e, somente nos últimos quatro anos, o projeto já foi utilizado por 100 mil usuários do aplicativo de corrida compartilhada.
Durante esta fase inicial, dois operadores estão seguindo viagem no veículo para atestar a segurança do sistema automatizado, que pode se transformar em uma tendência no mercado de serviço de transporte por aplicativo nos próximos anos.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android