Menu
Menu
Busca segunda, 04 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Internacional

Polícia diz que protestos estão colocando Hong Kong "à beira do colapso total"

Confrontos ocorreram um dia depois da polícia balear um manifestante à queima-roupa e um homem ser coberto de gasolina e incendiado

12 novembro 2019 - 14h39Vitória Ribeiro, com informações R7

A polícia de Hong Kong disparou gás lacrimogêneo no centro do distrito comercial da cidade e em duas universidades, nesta terça-feira (12), para interromper protestos pró-democracia, que disse estarem colocando o local sob controle chinês "à beira do colapso total".

Os confrontos ocorreram um dia depois da polícia balear um manifestante à queima-roupa e um homem ser coberto de gasolina e incendiado, em alguns dos piores episódios de violência na ex-colônia britânica em décadas.

Uma manifestação relâmpago de mais de 1 mil manifestantes, muitos usando trajes de escritório e máscaras, se reuniu no distrito comercial pelo segundo dia seguido durante a hora do almoço, interditando ruas abaixo de alguns dos maiores arranha-céus da cidade e de algumas de suas propriedades mais caras.

Depois que eles se dispersaram, a polícia disparou gás lacrimogêneo contra os manifestantes remanescentes na antiga e estreita rua Pedder. A polícia prendeu mais de uma dúzia de pessoas, muitas delas prensadas na calçada contra a parede da joalheria de luxo Tiffany & Co. Mais tarde a polícia isolou a rua Pedder, que estava calma quando funcionários de escritório começaram a ir para casa.

"Nossa sociedade foi levada à beira do colapso total", disse um porta-voz da polícia em um informe, referindo-se aos dois últimos dias de violência. O porta-voz disse que "arruaceiros" mascarados cometeram atos "insanos", como atirar lixo, bicicletas e outros destroços em trilhos do metrô e em linhas de energia suspensas, paralisando o sistema de transportes.

O estado do homem incendiado na segunda-feira ainda é grave e polícia apela por mais informações sobre os responsáveis. Ainda na segunda-feira, a polícia lançou vários cilindros de gás lacrimogêneo em Central, onde alguns manifestantes bloquearam ruas ladeadas de bancos e joalherias. A maioria não abriu as portas nesta terça-feira.

A polícia também usou gás lacrimogêneo na Universidade da Cidade em Kowloon Tong, abaixo de Lion Rock, e na Universidade Chinesa, do outro lado da montanha, onde manifestantes lançaram coquetéis molotov e tijolos contra a polícia. Na Universidade da Cidade, manifestantes armazenaram coquetéis molotov e tijolos nas pontes e outros pontos de acesso e estavam fabricando pequenos artefatos com pregos, aparentemente para furar pneus.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discursa com presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante conferência no Rio de Janeiro
Internacional
Alimentos importados começam a ter redução de tarifas com acordo Mercosul-UE
Foto: EFE/ Guillermo Garrido
Internacional
Chefs italianos fazem tiramisù de 400 metros para entrar no Guinness Book
Encontro aconteceu ontem a noite
Internacional
Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Internacional
Ao lado do Brasil, Senegal persegue protagonismo no Sul Global
Tensão entre EUA e Irã trava navegação no Estreito de Ormuz
Internacional
Movimento de navios em Ormuz continua reduzido apesar de trégua
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Trump descarta ampliar cessar-fogo e pressiona por acordo com Irã
Cármen Lúcia
Internacional
Carmen Lúcia vota para condenar Eduardo Bolsonaro por difamação
Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores
Internacional
Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores
Presidente Lula segue em agenda internacional
Internacional
Lula diz que África do Sul não pode ser vetada do G20
O alerta de tsunami abrange as província de Iwate e partes de Hokkaido e Aomori
Internacional
Japão gera alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,5

Mais Lidas

Foto: Rodrigo Tammaro
Clima
Capital terá queda nas temperaturas e pode registrar frio abaixo de 10°C na próxima semana
Momento do acidente - Foto: Reprodução
Brasil
VÍDEO: Peão morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em Rondônia
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande