Menu
Menu
Busca sexta, 03 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Política

Deputados avaliam contragarantia do Governo para operação de crédito da Sanesul

Os recursos são destinados às intervenções de saneamento básico pelo Novo PAC

05 novembro 2024 - 09h10Sarah Chaves

Os deputados devem votar na manhã desta terça-feira (5), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em primeira discussão, o Projeto de Lei 231/2024, do Governo do Estado, que autoriza o Poder Executivo Estadual a prestar contragarantia à União em operação de crédito interna a ser celebrada entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (SANESUL) e a Caixa Econômica Federal (CEF), e dá outras providências.

O Estado irá prestar contragarantia à União, para obter as garantias na operação de crédito interna, até o valor equivalente a R$ 200 milhões a ser celebrada entre a Caixa Econômica Federal
(CEF), na qualidade de entidade financiadora, e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso
do Sul (Sanesul), na qualidade de mutuário.

Os recursos destinam-se às intervenções de saneamento básico no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC sobre a universalização do saneamento básico.

"A contragarantia,  vinculada à União, exclusivamente caracterizada pelo Fundo de Participação do Estado será oferecida, também, à instituição financeira credora em caráter complementar para a cobertura das obrigações, principais e acessórias não cobertas pela União, nos termos do contrato de garantia a ser celebrado em decorrência da operação de crédito objeto dessa Lei".

Ordem do Dia

Será votada a redação final do Projeto de Lei 166/2022, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que obriga as universidades com sede no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul a isentarem da taxa da inscrição do vestibular, os candidatos que efetivamente tiverem participado do Conselho de Sentença no Tribunal do Júri, nos últimos dois anos.

Em segunda discussão serão votados dois projetos do Poder Executivo.

O Projeto de Lei Complementar 10/2024 fixa o efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), para o exercício de 2024. E o Projeto de Lei Complementar 11/2024 fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS), para o exercício de 2024.

 

Reportar Erro
Arauco - Niver Inocencia Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moraes
Política
Moraes aumenta restrição para voos de drones na casa de Bolsonaro
Pix
Política
Lula defende o Pix após críticas em relatório comercial dos EUA
Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras
Política
Lula quer anular leilão da Petrobras por vender gás acima da tabela
Foto: Divulgação
Política
Justiça eleitoral terá novo espaço para atender eleitores
Deputado estadual, Gerson Claro
Política
Gerson Claro cobra aumento do efetivo policial em Ponta Porã
Marina discursou na abertura da COP 15
Política
Governo federal faz mais duas trocas em ministérios antes das eleições
Filiação do deputado estadual Roberto Hashioka no Republicanos
Política
Janela partidária "embaralha cartas" e partidos têm "troca-troca" em cima da hora
Exonerações oficializam saída de secretários de MS para eleição
Política
Exonerações oficializam saída de secretários de MS para eleição
Filiação aconteceu na tarde desta quarta-feira
Política
Paulo Duarte oficializa filiação ao PSDB e reforça presença do partido em MS
Advogado-geral da União, Jorge Messias
Política
Presidência da República oficializa indicação de Jorge Messias ao STF

Mais Lidas

UPA Leblon, em Campo Grande
Polícia
Mulher é abandonada pela família enquanto passava mal e morre em UPA de Campo Grande
Atropelamento e menina / Reprodução
Polícia
VÍDEO: Câmera flagrou acidente que matou Lauren no Nova Lima
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026
Foto: Reprodução
Cidade
Decreto define nova tabela salarial para professores temporários em MS