Menu
Menu
Busca quarta, 29 de abril de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Política

Lula parabeniza presidente eleito do Equador

Brasileiro manifestou disposição em aprofundar relações bilaterais

16 outubro 2023 - 13h50Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta segunda-feira (16), o presidente eleito do Equador, Daniel Noboa, e manifestou a disposição em aprofundar as relações bilaterais com o país sul-americano. O empresário venceu o segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (15) e completará o mandato de Guillermo Lasso até maio de 2025. 

“Meus parabéns para Daniel Noboa pela vitória nas eleições presidenciais do Equador. Meus desejos de saúde e sucesso no seu futuro mandato. Expresso minha disposição de seguir trabalhando pelo bem-estar dos nossos povos, tradicionalmente amigos, de aprofundar as relações bilaterais e de atuar pelo desenvolvimento da América do Sul”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.  

Aos 35 anos, Noboa será o chefe de Estado mais jovem da história do Equador. Filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa, o presidente eleito tem uma experiência curta na política, de apenas dois anos como deputado na Assembleia Nacional. 

Noboa assumirá em dezembro, em dia ainda não definido, e enfrentará um cenário de altos índices de insegurança, pobreza e desemprego no país. Em maio, o presidente Guillermo Lasso dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas para interromper o próprio processo de impeachment, em meio a acusações de corrupção. 

As eleições deste ano foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos últimos meses, políticos e candidatos a cargos governamentais foram mortos no país. Dentre eles, o candidato presidencial Fernando Villavicencio no país, antes do primeiro turno, em agosto. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Ricardo Agra
Política
Projeto assegura alimentação adaptada a alunos com deficiência em MS
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Justiça
TSE celebra 30 anos da urna eletrônica com evento aberto ao público em Brasília
Foto: Davi Pinheiro/Divulgação
Política
Jornada de trabalho e escala 6x1 será pautada em audiência na Câmara Municipal
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Política
Assembleia analisa criação de 150 cargos de analista judiciário
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores votam dois projetos na sessão desta terça na Câmara
Danos patrimoniais ao Congresso Nacional após a invasão de 8 de janeiro de 2023
Política
Veto ao PL da Dosimetria entra em pauta nesta quinta-feira no Congresso
Lula e Trump em encontro recente
Política
Lula repudia ataque a tiros ocorrido em evento com Donald Trump
O chamado "beijo das aduelas", registrado pelo jornalista Toninho Ruiz, está previsto para acontecer no dia 31 de maio.
Política
A um passo do 'beijo', Ponte Bioceânica redefinirá logística de MS
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
PGR dá aval para Bolsonaro fazer cirurgia no ombro

Mais Lidas

Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Residencial fica na região norte - Foto: Reprodução / Comunicação da Agehab
Cidade
Agehab publica resultado com 80 famílias pré-selecionadas no Residencial Nova Bahia
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Padrasto sai algemado em Campo Grande sob suspeita de estupro de menino de 1 ano