Menu
Menu
Busca segunda, 12 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Política

Projeto de lei contra negativas de planos de saúde é aprovado em MS

O PL será encaminhado para sanção do governador Eduardo Riedel

11 setembro 2024 - 13h08Brenda Leitte, com ALEMS

Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que dá nova redação e acrescenta dispositivos à Lei 3.885, de 20 de abril de 2010. A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento ao consumidor de informações e documentos, pelas operadoras de planos ou seguros privados de assistência à saúde, no caso de negativa de cobertura. O PL foi votado na sessão ordinária desta quarta-feira (11).

De acordo com o projeto de lei entende-se por negativa de cobertura a recusa em custear a assistência em saúde, de qualquer natureza, ainda que fundamentada em lei ou cláusula contratual.  A matéria estabelece que as operadoras de planos de saúde ou seguros privados de assistência em saúde devem apresentar ao consumidor informações e documentos acerca da negativa de cobertura parcial ou total de exames, procedimentos médicos, cirúrgicos ou de diagnóstico, bem como de tratamento e internação.

As justificativas sobre os motivos da negativa deverão ser prestadas no prazo de 24 horas após a comunicação da recusa e disponibilizadas por meio de aplicativo próprio da operadora do plano ou seguro de assistência à saúde, via sistema médico ou por meio de SMS. As informações também poderão ser encaminhadas via correio eletrônico ou qualquer outro meio, conforme opção do segurado, desde que assegurado o seu recebimento.

Na hipótese de negativa de cobertura, seja total ou parcial, a operadora de plano ou seguro de saúde deverá entregar ao consumidor, independente de solicitação, o comprovante constando o motivo da recusa de forma clara, sem expressões vagas, abreviações ou códigos. No documento deverão constar, ainda, o nome do cliente, número do contrato do plano de saúde, a razão ou denominação social da operadora ou seguradora, o número do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), endereço e uma via da guia de requerimento para autorização da cobertura.

Além disso, mediante solicitação, o hospital privado deverá entregar ao consumidor, no local do atendimento médico, declaração escrita contendo a negativa da cobertura, data e hora da recusa. O usuário do serviço de saúde também deverá receber laudo ou relatório do médico responsável, atestando a necessidade da intervenção e, se for o caso, sua urgência.

“Os contratos de planos de saúde possuem a característica de serem totalmente adesivos, ou seja, as operadoras ou seguradoras de plano de saúde designam unilateralmente todas as cláusulas do contrato, sem qualquer participação do usuário, obrigando o consumidor a acatar as coberturas dispostas no contrato”, explica o deputado Paulo Duarte. “Entendendo os contratos de planos de saúde como instrumentos respaldados pelo Direito do Consumidor, as condutas de lealdade, informação, lisura, cooperação e boa-fé, também devem ser mais do que visíveis, garantindo o equilíbrio contratual entre as partes”, finalizou o parlamentar.

O projeto será encaminhado para sanção do governador Eduardo Riedel.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
Ex-vereador de Ribas deve devolver R$ 47 mil aos cofres públicos, diz TCE
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Interior
Justiça Eleitoral impõe multa a políticos de Aral Moreira por almoço em aldeia
Valdir Couto de Souza Júnior -
Política
Ex-presidente da Assomasul é alvo do MP por suspeita de "farra das diárias"
Deputada Carla Zambelli (PL)
Política
STF forma maioria e Zambelli é condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato
Darci Caldo
Política
JD1TV: Nova secretaria da Capital aposta em inclusão para se aproximar da população
Deputado João Henrique
Política
Projeto para proteger idosos contra fraudes eletrônicas tramita na Assembleia
Reinaldo Azambuja em visita a Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Papy e demais vereadores esperam decisão dos líderes do PSDB em MS
Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS)
Política
Soraya assina pedido de criação da CPI do INSS
Deputado estadual Paulo Duarte (PSB)
Política
Paulo Duarte solicita ampliação do Ceinf Elza Francisca de Souza Maciel

Mais Lidas

Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
Polícia
Jovem tem complicações após arrancar dente e morre em MS
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Adolescente pede socorro em escola da Capital após ser estuprada pelo padrasto
A vítima estava ao lado do seu veículo quando foi atingida
Polícia
Homem que matou 'Coelho' prensado em caminhonete é preso em Dois Irmãos de Buriti
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta
Polícia
Dentista estupra adolescente com câncer durante consulta