Mudança
Vacina BCG passa a ser ofertada diariamente na Capital
Imunização, que antes era disponibilizada uma vez por semana, agora pode ser encontrada de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em 10 unidades de saúde
Quem precisa vacinar crianças com a BCG agora tem mais dias para procurar a rede municipal de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) ampliou a oferta da vacina, que passou de uma aplicação semanal para atendimento de segunda a sexta-feira, exceto feriados, em 10 unidades de Campo Grande.
A mudança facilita principalmente o acesso de recém-nascidos que deixaram a maternidade sem receber a dose. A BCG é indicada preferencialmente nas primeiras horas de vida, antes da alta hospitalar, mas também pode ser aplicada posteriormente em crianças que ainda não foram vacinadas.
Administrada em dose única, a BCG protege principalmente contra formas graves da tuberculose. A formação de uma pequena cicatriz no braço direito após a aplicação é uma característica conhecida da vacina.
A procura pela imunização na Capital resultou em 12.259 doses aplicadas em 2025. No período, a cobertura chegou a 103,57%, acima da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Sesau, o índice superior a 100% também está relacionado ao atendimento de crianças de outros municípios do Estado na rede da Capital.
Onde a BCG está disponível
-
USF Caiçara: 7h15 às 16h45
-
USF Ana Maria do Couto: 7h15 às 16h45
-
USF Iracy Coelho: 7h15 às 18h45
-
USF 26 de Agosto: 7h15 às 16h45
-
USF Cidade Morena: 7h15 às 11h e das 13h às 16h45
-
USF Nova Bahia: 7h15 às 16h45
-
USF Coronel Antonino: 7h15 às 16h45
-
USF Noroeste: 7h15 às 16h45
-
USF Coophavila: 7h15 às 18h45
-
Clínica Escola UFMS: 7h às 16h30