Brasil
Sócio de Vorcaro fechou negócio dos navios da COP30 e discutiu operação com ex-banqueiro
Marcelo Cohen afirmou que governo estava “desesperado” por hospedagem
Sócio de Daniel Vorcaro no setor hoteleiro, o empresário Marcelo Cohen esteve à frente da empresa contratada para operar navios usados como hospedagem durante a COP30, realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Meses antes do evento, ele procurou o então banqueiro para discutir uma “solução” para a falta de hospedagem e chegou a dizer que Vorcaro poderia aparecer como quem ajudou a viabilizar a conferência.
As mensagens foram encontradas pela Polícia Federal em um dos celulares de Vorcaro. Cohen é dono da Qualitours Agência de Viagens e Turismo e sócio do ex-banqueiro no hotel Botanique, em Campos do Jordão (SP).
Em fevereiro de 2025, Cohen escreveu que o governo estava “desesperado por conta da COP30” e afirmou que eles tinham uma solução. “Acha importante para você estar bem com eles? Como se o Master que conseguiu viabilizar a COP?”, perguntou.
Vorcaro respondeu: “Claro”. Na sequência, Cohen insistiu para falar por telefone e escreveu: “Você vira o salvador da pátria. Estão desesperados Lula e Rui Costa”.
A Qualitours acabou contratada para operar os navios de hospedagem. Segundo informações prestadas pela Casa Civil ao Congresso, foram desembolsados R$ 350,2 milhões com a locação dos cruzeiros.
A empresa afirma, porém, que a contratação e a execução do serviço não tiveram participação do Banco Master nem de Vorcaro e que a operação recebeu garantias de outra instituição financeira. A Casa Civil também sustenta que a contratação seguiu critérios técnicos e os procedimentos previstos para a COP30.