A nova lei sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) cria o salário-paternidade e amplia, de forma gradual, o tempo de licença para pais trabalhadores no Brasil.
A partir de 2027, a licença passa a ser de 10 dias, aumentando para 15 dias em 2028 e podendo chegar a 20 dias em 2029, dependendo do cumprimento de metas fiscais. O benefício será pago pela Previdência Social e garante ao trabalhador afastamento sem perda do salário.
A regra vale para nascimento, adoção ou guarda judicial e também prevê estabilidade no emprego durante o período e até um mês após o fim da licença. A lei ainda permite prorrogação em casos de internação do bebê ou da mãe.
Outro ponto é que o benefício pode ser suspenso em situações de violência doméstica ou abandono. A norma também prevê aumento do tempo de licença em casos de filhos com deficiência.
A lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2027.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

CNJ prepara novo mutirão para revisar prisões e medidas cautelares em todo o país

Saúde abre consulta pública sobre inclusão de remédio contra câncer

PF investiga passageiro chileno por ofensas racistas e homofóbicas

Mulher morre após explosão de TV provocar incêndio em casa em MG

Bolsonaro tenta conter desgaste de Flávio após vazamento de conversas

PRF intensifica combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados

Mega-Sena acumula e próximo sorteio vai pagar R$ 300 milhões

Hugo Motta diz que redução da jornada é prioridade para Câmara

Aplicativo do Bolsa Família terá atualização com novas funções nesta segunda-feira (18)







