Cidade
Apagões deixam produtores rurais sem energia por até seis dias em MS
MPMS investiga falhas na rede elétrica de Sonora após 1.726 interrupções e mais de R$ 401 mil em devoluções a propriedades rurais
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu um inquérito civil para investigar apagões frequentes na zona rural de Sonora, na região da MS-213. Diante da queda de energia, produtores chegaram a ficar sem eletricidade de dois a seis dias, causando prejuízos.
A investigação começou após uma representação do Sindicato Rural de Sonora. As falhas prejudicam atividades no campo, como o abastecimento de água para famílias e animais e a irrigação, além de provocar perdas de alimentos, danos a equipamentos e gastos com combustível para manter geradores funcionando.
Dados técnicos analisados pelo MPMS apontaram 1.726 interrupções de energia entre janeiro de 2024 e junho de 2025 na região. Por causa de ocorrências em que o fornecimento ultrapassou os limites regulatórios, a concessionária realizou devoluções que somaram R$ 401.659,36 a 843 propriedades rurais.
A empresa alegou cumprir as metas gerais estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No entanto, o MPMS apontou divergências entre os indicadores apresentados pela concessionária e os problemas relatados pelos consumidores.
Com a abertura do inquérito, o órgão solicitou uma análise técnica para avaliar a continuidade do serviço e as condições da rede elétrica. A investigação poderá resultar em recomendações, acordo para corrigir as falhas ou ação civil pública para exigir melhorias e eventual responsabilização da concessionária.