Geral
Fazendeiro é multado em R$ 10 mil por armazenarmento ilegal de embalagens de agrotóxico
Com embalagens de agrotóxicos dentro de sacolas deixadas a céu aberto em vários locais na propriedade, um fazendeiro de Coronel Sapucaia, cidade a km de Campo Grande, foi multado por armazenamento irregular.
O material estava em tambores plásticos dentro de sacas de plástico, com riscos de contaminação do solo foi encontrado pela Polícia Militar Ambiental (PMA), durante fiscalização nesta sexta-feira (24).
O fazendeiro, de 61 anos, foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos resíduos perigosos, conforme determina a legislação. O proprietário foi autuado e multado em R$ 10.000,00.
O infrator também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998 de: produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos. A pena para o crime é de um a quatro anos de reclusão.