Política
“Governo sai fortalecido”, diz Marun
Deputado federal comemorou votação que arquivou denúncia contra o presidente Michel Temer
O deputado federal Carlos Marun comemorou o arquivamento, por 263 votos, da denúncia por crime corrupção passiva contra o presidente Michel Temer na última quarta-feira (2) na Câmara. “Vi com muita felicidade e tranquilidade. Não havia provas contra o presidente para afastá-lo de seu cargo. Para mim, a votação mostrou maturidade dos deputados”, disse.
Segundo o parlamentar, a partir de agora, a base aliada vai correr atrás do tempo perdido. “O resultado da votação nos fortaleceu e foi uma prova de confiança dos parlamentares no governo. Estamos conscientes que temos grandes responsabilidades pela frente para que o Brasil continue crescendo”, afirmou Marun, acrescentando que o governo deve começar a discutir as reformas da Previdência e tributária.
Votação
A sessão de quarta-feira começou com a defesa do parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do relator, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomendava o arquivamento da denúncia. Em seguida, o advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, subiu à tribuna da Câmara para defender o presidente.
A fase de debates foi marcada por discussões tensas entre os deputados e obstrução da oposição. “O governo foi atrás de parlamentares indecisos para garantir quórum e arquivar a denúncia que estava prejudicando o Brasil. A oposição, que não chegou nem perto de ter os votos necessários para dar prosseguimento à denúncia, achou que atrasaria o trâmite, mas não viu que estava atrapalhando o país, prolongando a crise e impedindo que reformas importantes sejam aprovadas”, observou Marun.
Ele reforçou ainda que o resultado da votação foi em conformidade com o que o governo pensava e deixou claro que o parlamento não aceita nenhum tipo de denúncia frágil. “Nós conseguimos o quórum necessário e tivemos votos mais do que suficientes para arquivar essa acusação nefasta. Votei por um governo que está fazendo de tudo para o país avançar. Essa denúncia fraca não tinha nenhuma prova de ato ilícito praticado pelo presidente”, disse o peemedebista.
Outro ponto destacado pelo vice-líder do PMDB na Casa foi a incompetência na denúncia. “O presidente foi acusado de ter recebido dinheiro da JBS em uma mala. Roubaram o carro do meu cunhado em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Ele registrou queixa e a polícia achou o veículo, mas não o apreendeu. Colocaram um chip no carro e prenderam a quadrilha. A operação contra o presidente é controlada pela Polícia Federal e não conseguiram seguir uma simples mala?”, indagou Marun.