Política
Sete ministros votam contra candidatura de Jerson Domingos no TSE
Com a anulação dos votos de Jerson Domingos, o TSE deve intimar a Justiça eleitoral estadual para fazer a recontagem
Ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e suplente na vaga de deputado estadual, Jerson Domingos recebeu 7 votos desfavoráveis, ou seja, unanimidade, no Superior Tribunal Eleitoral (TSE), no processo que pede a impugnação de sua candidatura.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) tenta barrar a candidatura por supostas ligações do político com uma organização criminosa armada investigada na Operação Omertà.
Antes das eleições em primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) já havia deferido o registro por maioria dos votos, ao considerar que não havia provas suficientes para impedir a candidatura, mas a Procuradoria recorreu da decisão.
A defesa de Jerson diz que as acusações não comprovam sua participação em organização criminosa nem a utilização de estruturas armadas na campanha eleitoral de 2026.
Os advogados também afirmam que a única condenação documentada contra Jerson, por posse irregular de arma de uso permitido, teve a punibilidade extinta em janeiro deste ano.
Sobre o suposto plano de atentados investigado na Operação Omertà, a defesa aponta que os corréus foram absolvidos em abril, após a Justiça considerar que as condutas descritas não configuravam crime. A defesa pede ao TSE que rejeite o recurso da Procuradoria e mantenha o registro de candidatura.
O recurso da Procuradoria Regional Eleitoral teve voto favorável do relator, Floriano de Azevedo Marques, que foi acompanhado por Dias Toffoli, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Nunes Marques, André Mendonça e Estela Aranha.
Com a anulação dos votos de Jerson Domingos, o TSE deve intimar a Justiça eleitoral estadual para fazer a recontagem, conforme um especialista em direito eleitoral ouvido pela reportagem. No entanto, na recontagem, as cadeiras permanecerão com as legendas que já estão, conforme levantamento do Jornal, mudando apenas a primeira suplência, que passa a ser exercida por Dione Hashioka.