Menu
Menu
Busca terça, 05 de maio de 2026
Política

TSE julga ações de investigação eleitoral contra Bolsonaro e Lula

Julgamento começa na próxima terça-feira, dia 10

08 outubro 2023 - 17h10Luiz Vinicius

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar a partir da próxima terça-feira (10) ações sobre irregularidades que teriam sido cometidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda durante a campanha eleitoral do ano passado. 

Pelo rito de julgamento, primeiro deve ser lido o relatório pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, que é também o corregedor-geral Eleitoral. Em seguida, terão a oportunidade de falar por igual tempo acusação e defesa. O primeiro a votar é o relator, seguido pelos demais seis ministros do TSE. 

No caso de Bolsonaro, as acusações são de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, ambos crimes previstos na legislação eleitoral. Na terça (10), serão julgadas três ações de investigação judicial eleitoral que pedem a inelegibilidade do ex-presidente. 

As ações foram movidas pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou Lula, e pelo PDT, partido do ex-candidato Ciro Gomes. Nelas, a principal acusação é de utilização do Palácio do Planalto e do Alvorada para realização de atos de campanha. 

Os adversários políticos de Bolsonaro alegam que os palácios, que são respectivamente sede do Executivo e residência oficial, foram palco de transmissões ao vivo, pela internet, do então presidente, nas quais ele aparece pedindo votos e apresentando santinhos de aliados, além de apresentar ideias e pedir votos para si mesmo. O candidato a vice-presidente Walter Braga Netto também é alvo das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes). 

Estas são três das 17 ações que chegaram a ser abertas contra Bolsonaro durante o processo eleitoral do ano passado. Outras ainda seguem em tramitação. Numa delas, envolvendo uma reunião com embaixadores no Alvorada, o ex-presidente já foi condenado pelo TSE a se tornar inelegível. 

Lula - Na semana seguinte, a partir de 17 de outubro, é a vez de Lula ser julgado por suposto uso indevido dos meios de comunicação. As duas ações foram movidas pela coligação Pelo Bem do Brasil, que apoiou Bolsonaro. 

No primeiro processo, a acusação é que os então candidatos Lula e Geraldo Alckmin, vice-presidente, promoveram “notícias fraudulentas” e “omitiram do eleitorado” informações verídicas sobre o caso do tríplex, que resultou na condenação de Lula, depois anulada pelo Supremo. 

Os advogados de Bolsonaro apontaram que ao se fazer buscas por termos como “Lula condenado” e “Lula triplex”, os principais resultados seriam conteúdos patrocinados favoráveis ao petista. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Painel de votação - Foto: Reprodução / TV Câmara
Política
AGORA: Conselho de Ética aprova suspensão de 2 meses do mandato de Marcos Pollon
Deputada Erika Hilton e o vereador André Salineiro (PL)
Política
Erika Hilton aciona PGR contra lei de banheiros femininos sancionada por André Salineiro
Pollon ocupou mesa Foto: Vinicius Schimidt - Metrópoles
Política
AO VIVO: Conselho de Ética julga Pollon e deputados que ocuparam Mesa Diretora
E-título
Justiça
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta
 Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) -
Política
Carlão destaca líderes comunitários como ponte entre população e poder público
Projeto é de autoria do Deputado Coronel David
Política
Alems aprova em segunda discussão projeto que cria cadastro estadual de criminosos sexuais
Presidente Lula, senador Flávio Bolsonaro e Ciro Gomes
Política
Big Data aponta empate na maioria dos cenários e Lula pode ficar para trás no 2º turno
O texto também permite a retirada do nome após o cumprimento da pena
Política
Assembleia vota cadastro estadual de condenados por crimes sexuais
Bolsonaro
Política
Bolsonaro tem alta hospitalar após passar por cirurgia no ombro
O encontro reforçou a importância da qualificação  no setor
Política
Câmara de Campo Grande recebe capacitação e reforça fortalecimento do terceiro setor

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Carteira de trabalho
Brasil
Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2
Bigode é procurado por vários crimes em Campo Grande
Polícia
Foragido por homicídio, 'Bigode' é procurado em Campo Grande