Os melhores da América Latina

Deu Peru de novo na lista dos melhores restaurantes da América Latina – o Central, dos chefs Virgilio Martinez e Pia Leon, levou pelo terceiro ano consecutivo o topo do ranking da versão latino-americana do prêmio “50 Best”, revelado na noite desta segunda-feira, dia 26, na Cidade do México.
Com vários novos nomes e participação inédita de países como Paraguai e Panamá, a competição foi também bastante favorável para as casas do Brasil. O país teve forte presença no ranking de 2016 – além de participar com nove restaurantes, o chef Claude Troisgros, do Olympe, recebeu um prêmio em homenagem à sua carreira e contribuição para a gastronomia. Foram premiados os paulistanos D.O.M., Maní, e Mocotó, os cariocas Lasai, Olympe e Roberta Sudbrack, e o paraense Remanso do Bosque.
O Tuju, em São Paulo, estreou na lista na 45ª posição, enquanto a igualmente paulistana Casa do Porco foi a melhor estreia da noite, entrando no ranking na 24ª posição. O prêmio de melhor chef feminina da América Latina foi para a dinamarquesa Kamilla Seidler, por conta de seu trabalho no restaurante Gustu, em La Paz (Bolívia). Já o título de restaurante de maior potencial da América Latina (fora da lista principal, mas com chances de entrar no ranking no ano que vem) foi para o mexicano Alcalde, de Guadalajara.
O melhor confeiteiro em 2016, de acordo com a eleição do prêmio, foi o chileno Gustavo Saez. O título de Chef dos Chefs -escolhido pelos 50 cozinheiros que participam da lista- neste ano foi para o mexicano Guillermo Gonzalez Beristain, do restaurante Pangea, em Monterrey. Já o prêmio de melhor hospitalidade, uma novidade no 50 Best, foi para o restaurante mexicano Pujol.
