Dois funcionários de uma empresa de impermeabilização precisaram ser resgatados na tarde desta quinta-feira (6) após passarem mal enquanto trabalhavam dentro de uma caixa d'água do Centro de Belas Artes, localizado na Avenida Ernesto Geisel, no Bairro Cabreúva, em Campo Grande. A principal suspeita é de que a baixa concentração de oxigênio no ambiente confinado tenha provocado o incidente.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhadores executavam o serviço de impermeabilização na parte interna do reservatório, utilizando maçarico e manta asfáltica. O uso desses equipamentos em um espaço fechado pode consumir rapidamente o oxigênio disponível, comprometendo a respiração de quem está no local.

Antes da chegada das equipes de resgate, outro funcionário da empresa conseguiu retirar os colegas da caixa d'água. Conforme relato feito aos bombeiros, ele precisou prender a respiração para entrar no reservatório e realizar o resgate, devido às condições do ambiente.

Falta de oxigênio no local pode ter provocado a ocorrência Foto: divulgação

Quando foram retiradas, as vítimas apresentavam sinais distintos. Um dos trabalhadores estava inconsciente, enquanto o outro estava consciente, porém desorientado. Apesar da gravidade da situação, ambos apresentavam sinais vitais e, segundo os bombeiros, foram retirados a tempo.

As equipes de socorro realizaram o atendimento ainda no local e iniciaram a imobilização das vítimas para que fossem retiradas com segurança. A descida foi feita pela escada de acesso à estrutura, já que o uso de técnicas como tirolesa foi descartado por oferecer riscos durante a operação.

As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde atualizado dos trabalhadores, nem se eles utilizavam equipamentos específicos para atuação em espaço confinado.