Cidade
Tarifa Social de água passa de 23 mil para 57 mil famílias em Campo Grande
Benefício dá 50% de desconto na conta e agora será concedido automaticamente a quem atender aos critérios
Mais de 57 mil famílias de Campo Grande passarão a ter direito à Tarifa Social de Água e Esgoto, que garante desconto de 50% na conta. A ampliação anunciada pela Águas Guariroba e pela prefeitura inclui cerca de 34 mil novos beneficiários. Antes, aproximadamente 23 mil famílias eram atendidas.
A mudança segue a Lei Federal nº 14.898/2024 e também simplifica o acesso ao benefício. Agora, a inclusão é automática para famílias que atendem aos critérios, sem necessidade de fazer solicitação presencial.
Para ter direito, a família deve possuir renda de até meio salário mínimo por pessoa e estar com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses. O desconto de 50% vale para o consumo dos primeiros 20 metros cúbicos de água.
A identificação dos beneficiários será feita a partir do cruzamento das informações do CadÚnico com os dados da conta de água.
“Ao simplificar o acesso ao programa e mais que dobrar o número de famílias atendidas, damos um passo concreto para levar mais saúde, equidade e dignidade à população de Campo Grande”, afirma Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.
Como receber o desconto
1. Mantenha o CadÚnico atualizado
O cadastro deve ter sido atualizado nos últimos 24 meses.
2. Confira a renda
A família deve ter renda de até meio salário mínimo por pessoa.
3. Não é preciso solicitar
Quem cumprir os requisitos será incluído automaticamente.
4. Veja como a conta é identificada
A prioridade é para a conta no nome do responsável familiar registrado no CadÚnico. Depois, será considerado o endereço igual ao informado no cadastro e, por último, a conta em nome de outro integrante da família.
5. Confira a fatura
O desconto de 50% será aplicado automaticamente aos primeiros 20 m³ consumidos. Outras contas vinculadas à mesma família continuam com a tarifa residencial normal.