Cidade
Após sete anos, MS avança na implantação de cadastro de pessoas com deficiência
Governo criou grupo de trabalho que terá 30 dias para apresentar proposta de funcionamento do sistema
Sete anos após a aprovação da lei que criou o Cadastro Estadual de Pessoas com Deficiência, o Governo de Mato Grosso do Sul instituiu um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de implantação do sistema. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13) e estabelece prazo de 30 dias para a apresentação de um relatório com as ações necessárias.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) e tem como objetivo organizar informações sobre as pessoas com deficiência, além de melhorar o planejamento de políticas públicas voltadas a esse público.
O cadastro foi previsto pela Lei Estadual nº 5.393, de setembro de 2019. Agora, o governo pretende reunir diferentes órgãos para discutir questões técnicas, legais e operacionais necessárias à implantação do sistema.
O grupo deverá contar com representantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação, Cidadania, Infraestrutura e Assistência Social, além do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensorias Públicas e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Entre os participantes previstos estão o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Prodtea).
Ao final dos trabalhos, o grupo deverá apresentar propostas para colocar o cadastro em funcionamento, avaliar eventuais necessidades de contratação e identificar possíveis dificuldades na execução.
A resolução também estabelece que o Estado acompanhará e atualizará as informações do sistema eletrônico, além de garantir que os dados sejam divulgados em formato acessível.