Uma menina de 7 anos, moradora do Bairro Noroeste veio a óbito na terça-feira (1°), vítima de meningite meningocócica + meningococcemia. A criança que também testou positivo para a Covid-19, estava internada no Hospital da Cassems, e conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), "todas as medidas sanitárias e de saúde estão sendo tomadas".
Em nota a secretaria informou que a criança não teve passagem pela Rede Municipal de Saúde de Campo Grande. Através da Vigilância Epidemiológica foi feita uma investigação para casos suspeitos do agravo e casos secundários no hospital, residência e escola, pessoas que tiveram contato próximo.
A menina não apresentava comorbidades e não tinha histórico de contato com pessoas contaminadas, e/ou viagem para fora do município além de estar coma vacina em dia, com 03 doses de meningo C, sendo a última dose em 28/02/2020. Foi solicitado ao hospital uma amostra de sangue da criança e enviado para o LACEN, para a realização de PCR, sendo confirmado para meningites bacterianas.
"A Sesau informa ainda que, como medida de prevenção, foi realizada uma reunião com os pais de colegas de turma e professores da criança, além dos pais da criança, para informar a orientação de Quimioprofilaxia: a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde. Solicitado à GT das Meningite do Estado, a liberação de medicação (rifampicina) para realização de quimioprofilaxia em comunicantes do óbito.
Realizada quimioprofilaxia na residência (2 adultos e 2 crianças) e na escola (2 adultos e 31 crianças).
A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Guia de Vigilância em Saúde, 2023)".
A Sesau ainda orienta para a vacinação de crianças e adolescentes não vacinados, a atualizarem o cartão vacinal conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura lança site para contribuintes saberem se o IPTU está acima da inflação; confira

Atendimento do Sebrae chega a 35 municípios neste semestre

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Radar da Salgado Filho entra em fase educativa nesta quinta-feira (12)

Câmara está 'tranquila' sobre vereador investigado por violência doméstica em Glória de Dourados

Energisa anuncia seleção para técnicos e estágio em Engenharia

Prefeitura está proibida de cobrar IPTU acima da inflação para qualquer tipo de imóvel

Rede de água da Avenida Madrid é substituída por PVC

Por assassinato a facadas, homem pega 8 anos de prisão em Campo Grande


Imagem Ilustrativa (Hospital Santa Elisa)



