Uma menina de 7 anos, moradora do Bairro Noroeste veio a óbito na terça-feira (1°), vítima de meningite meningocócica + meningococcemia. A criança que também testou positivo para a Covid-19, estava internada no Hospital da Cassems, e conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), "todas as medidas sanitárias e de saúde estão sendo tomadas".
Em nota a secretaria informou que a criança não teve passagem pela Rede Municipal de Saúde de Campo Grande. Através da Vigilância Epidemiológica foi feita uma investigação para casos suspeitos do agravo e casos secundários no hospital, residência e escola, pessoas que tiveram contato próximo.
A menina não apresentava comorbidades e não tinha histórico de contato com pessoas contaminadas, e/ou viagem para fora do município além de estar coma vacina em dia, com 03 doses de meningo C, sendo a última dose em 28/02/2020. Foi solicitado ao hospital uma amostra de sangue da criança e enviado para o LACEN, para a realização de PCR, sendo confirmado para meningites bacterianas.
"A Sesau informa ainda que, como medida de prevenção, foi realizada uma reunião com os pais de colegas de turma e professores da criança, além dos pais da criança, para informar a orientação de Quimioprofilaxia: a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde. Solicitado à GT das Meningite do Estado, a liberação de medicação (rifampicina) para realização de quimioprofilaxia em comunicantes do óbito.
Realizada quimioprofilaxia na residência (2 adultos e 2 crianças) e na escola (2 adultos e 31 crianças).
A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Guia de Vigilância em Saúde, 2023)".
A Sesau ainda orienta para a vacinação de crianças e adolescentes não vacinados, a atualizarem o cartão vacinal conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com feriadão, parques e praças viram opção de lazer em Campo Grande

Agências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa

Por cerca de R$ 100, homens são presos arremessando droga para presídio no Noroeste

Detran-MS inicia operação para reduzir acidentes nas rodovias

Comprinhas do almoço liberadas! Mercados podem abrir na Sexta-feira Santa na Capital

Justiça nega revogar ordem de prisão de homem que tentou matar vizinho a facadas na Capital

Mais de 25 mil aguardam exames e Ministério Público exige medidas na Capital

SPU destina áreas e soma mais de R$ 51 milhões em projetos em Ponta Porã

Prefeitura apura morte de peixes em lago do Parque Municipal de Terenos


Imagem Ilustrativa (Hospital Santa Elisa)



