Uma menina de 7 anos, moradora do Bairro Noroeste veio a óbito na terça-feira (1°), vítima de meningite meningocócica + meningococcemia. A criança que também testou positivo para a Covid-19, estava internada no Hospital da Cassems, e conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), "todas as medidas sanitárias e de saúde estão sendo tomadas".
Em nota a secretaria informou que a criança não teve passagem pela Rede Municipal de Saúde de Campo Grande. Através da Vigilância Epidemiológica foi feita uma investigação para casos suspeitos do agravo e casos secundários no hospital, residência e escola, pessoas que tiveram contato próximo.
A menina não apresentava comorbidades e não tinha histórico de contato com pessoas contaminadas, e/ou viagem para fora do município além de estar coma vacina em dia, com 03 doses de meningo C, sendo a última dose em 28/02/2020. Foi solicitado ao hospital uma amostra de sangue da criança e enviado para o LACEN, para a realização de PCR, sendo confirmado para meningites bacterianas.
"A Sesau informa ainda que, como medida de prevenção, foi realizada uma reunião com os pais de colegas de turma e professores da criança, além dos pais da criança, para informar a orientação de Quimioprofilaxia: a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde. Solicitado à GT das Meningite do Estado, a liberação de medicação (rifampicina) para realização de quimioprofilaxia em comunicantes do óbito.
Realizada quimioprofilaxia na residência (2 adultos e 2 crianças) e na escola (2 adultos e 31 crianças).
A quimioprofilaxia está indicada somente para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica (Guia de Vigilância em Saúde, 2023)".
A Sesau ainda orienta para a vacinação de crianças e adolescentes não vacinados, a atualizarem o cartão vacinal conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS).
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP deve tentar acordo com a prefeitura para resolver falta de aparelhos auditivos no SUS

Veto sobre emendas de R$ 8 milhões será votado até o fim do prazo na Câmara

Homem que matou após cobrança de dívida vai a júri em Campo Grande

Auditoria do TCE-MS mira compras emergenciais da saúde em Campo Grande

Olha o golpe! SES alerta que Casa da Saúde não vende medicamentos

Programa Criança Feliz está com processo seletivo aberto para visitador e supervisor

Que haja luz; após reportagem, prefeitura restaura iluminação no Taveirópolis

Imperdível no calendário da Capital, 8ª Festa do Queijo de Rochedinho será no sábado (10)

Doações para campanha 'Seu Abraço Aquece' podem ser feitas nas escolas de MS
