O Festival Curta Campo Grande, que mostra exibição de curtas metragens, ultrapassou a marca de mil filmes inscritos para a terceira edição e, pela primeira vez, receberá oficialmente produções internacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho, consolidando o crescimento do evento, que passa a integrar o circuito de festivais com participação estrangeira.

Realizado pela Corixo Produções, o festival acontece entre os dias 26 e 31 de outubro, em Campo Grande. Neste ano, a principal novidade é a criação da mostra competitiva Curta Internacional, destinada a obras produzidas fora do Brasil. Segundo a organização, a mudança foi motivada pelo interesse de realizadores estrangeiros que já vinham inscrevendo filmes desde as primeiras edições, mesmo sem uma categoria específica.

Segundo o diretor geral do festival, Dannon Lacerda, a internacionalização é resultado de um processo natural de amadurecimento do projeto. “A internacionalização não surge como um movimento oportunista, mas como consequência direta de um processo de escuta e observação curatorial. Já na primeira edição, identificamos um interesse espontâneo de realizadores estrangeiros, que inscreveram suas obras mesmo sem previsão regulamentar. Isso revelou não apenas uma demanda reprimida, mas também um potencial de inserção do festival em um circuito mais amplo”. 

Além da nova mostra, o festival mantém as competições Curta Brasil, Curta MS e Curta Doc. A proposta é ampliar o intercâmbio cultural sem deixar de valorizar a produção regional e nacional.

Podem participar filmes brasileiros e estrangeiros concluídos em 2025 ou 2026, com duração máxima de 30 minutos. As obras selecionadas disputarão o Troféu Tuiuiú em categorias técnicas e artísticas, além da premiação por voto popular.

As inscrições são feitas pela plataforma FilmFreeway. Para produções brasileiras, a participação é gratuita. Já os filmes internacionais podem ser inscritos mediante taxa de US$ 10.

O Festival Curta Campo Grande conta com apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e do Governo do Estado.

Serviço

Inscrições: 1º de maio a 30 de junho de 2026
Realização: 26 a 31 de outubro de 2026 – Campo Grande (MS)
Site: www.festivalcurtacampogrande.com
Redes sociais: @festivalcurtacampogrande