A realidade de comunidades do extremo sul de Madagascar, onde a falta de água e alimentos faz parte da rotina, é o tema do novo livro da jornalista, escritora e voluntária da Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), Patrícia Espírito Santo. “Onde deságua o desengano” será lançado em dois momentos nesta semana em Campo Grande, nesta quinta-feira (13), às 18h30, no Recanto das Ervas, e no sábado (15), às 10h, no Auditório do Bioparque Pantanal.

Publicado pela Autêntica Editora, o livro nasceu das experiências vividas pela autora durante missões humanitárias da Fraternidade Sem Fronteiras na região de Antandroy, no sul de Madagascar. Patrícia esteve no país em três temporadas, entre 2023 e 2025, acompanhando de perto comunidades atendidas pelos projetos da organização. Em 168 páginas, ela reúne histórias de homens, mulheres e crianças que convivem com secas recorrentes, insegurança alimentar e dificuldades de acesso à educação, saúde, moradia e outros direitos básicos.

Jornalista e escritora Patrícia Espírito Santo Foto: divulgação

Apesar de retratar uma realidade marcada pela pobreza e por condições extremas, a obra também busca mostrar a resistência das pessoas que vivem nessas comunidades. “Mais do que contar sobre a pobreza, eu quis registrar histórias, vozes e formas de enxergar a vida que encontrei no sul de Madagascar”, afirma Patrícia. O título também propõe um olhar diferente sobre o país, muitas vezes conhecido internacionalmente pelas praias, pelos baobás e pela biodiversidade, mas que possui regiões onde a população enfrenta diariamente a falta de recursos essenciais.

Para a Fraternidade Sem Fronteiras, o lançamento ajuda a dar visibilidade à realidade das populações atendidas pelo projeto Ação Madagascar. A organização desenvolve ações de alimentação, acolhimento e desenvolvimento humano no extremo sul da ilha, uma das regiões mais afetadas pela seca e pela insegurança alimentar. “A Patrícia conseguiu transformar a experiência de voluntariado e convivência com essas comunidades em um registro que ajuda a aproximar realidades que parecem muito distantes”, destaca Tatiane Resende, coordenadora de comunicação e marketing da FSF.

Jornalista e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Patrícia atua desde 2019 como voluntária em missões humanitárias na África, principalmente em países onde a Fraternidade Sem Fronteiras mantém projetos, como Madagascar, Malawi, Moçambique e Burundi. Ela também é autora de “Há um lugar para mim na casa do meu pai”, lançado em 2024, sobre refugiados do campo de Dzaleka, no Malawi. Em setembro, no dia 5, a jornalista participa da Bienal do Livro de São Paulo, no Salão de Ideias, das 17h30 às 18h30, na mesa “O mundo em guerra”, ao lado do jornalista Henrique Cymerman e do escritor ucraniano Lyubko Deresh.

Serviço

Lançamento de “Onde deságua o desengano”, de Patrícia Espírito Santo

Lançamento do livro Onde deságua o desengano
 Autora: Patrícia Espírito Santo

Dia: 13 de agosto (quinta-feira)
 18h30
 Recanto das Ervas
 Rua 13 de Junho, 1592 – Centro, Campo Grande

Dia:15 de agosto (sábado)
10h
 Bioparque Pantanal
Auditório do Bioparque Pantanal – Campo Grande

Dia: 5 de setembro (sábado)
17h30 às 18h30
Salão de Ideias – Bienal do Livro de São Paulo
Mesa: O mundo em guerra