De janeiro a novembro de 2020, Mato Grosso do Sul ganhou 7.316 novas empresas. O resultado é o maior desde 2013 e, com os dados de dezembro, o Estado pode atingir um recorde histórico. Os números são da Jucems (Junta Comercial do Estado), órgão vinculado a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Só no mês de novembro, foram abertas 635 novas empresas, sendo 399 do setor de serviços, 213 de comércio e 23 indústrias. Os números de fechamento seguem a tendência de abertura, com 304 negócios extintos no penúltimo mês do ano.

23 das 635 empresas abertas em novembro são representadas pelo transporte rodoviário de cargas, seguido pelo comércio varejista de vestuário e acessórios com 18 empresas. Serviços de engenharia representaram 16 negócios enquanto que o comércio varejista de peças para veículos, holdings de instituições não-financeiras e lanchonetes, abriram 14 unidades cada.

Em Campo Grande estão localizadas 41,1% do total de empresas abertas em novembro, seguido por Dourados com 10,87% e Ponta Porã com 3,78%. O quarto município que mais abriu empresas foi Três Lagoas com 3,78%.

“Mesmo em situação de pandemia, o bom cenário para negócios no nosso Estado, a estabilidade econômica e a base no agronegócio favoreceram a abertura de empresas. A Jucems também promoveu um avanço tecnológico, com o registro automático que permite a abertura e fechamento de empresas online, o que tem impactado nos números”, explica o diretor-presidente da Jucems, Augusto de Castro.