Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tia Eva, localizada na comunidade de mesmo nome em Campo Grande, participaram da produção de um curta-metragem que será exibido como parte das ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra – que é no dia 20 de novembro.
Algumas das crianças que fizeram parte da produção, são descendentes da Tia Eva – Eva Maria de Jesus -, ex-escrava que fundou a comunidade negra – remanescente de quilombo – da Igrejinha de São Benedito, em 1910.
O envolvimento das crianças com a produção tem o objetivo de oferecer uma linguagem mais lúdica sobre a história da Tia Eva, já que na maioria das vezes os ensinamentos são transmitidos de forma oral pelos descendentes da comunidade. Com a participação das crianças da Emei no vídeo, a unidade escolar também pretende criar um acerto que possa ajudar a contar e perpetuar a história da comunidade.
O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com a participação de acadêmicos dos cursos dos cursos de Pedagogia, Nutrição, e Psicologia, além da gravação feita pelo Laboratório de Comunicação (Labcom).
“A ideia é deixar bem infantil, musical, com ruídos de passarinho, cavalo. Com as crianças contando histórias para elas mesmas. Pensamos em algo bem lúdico”, afirmou Marcelo Santos, produtor audiovisual da UCDB.
O projeto tomou forma por meio de uma pesquisa que está sendo realizada desde o início do ano letivo. As famílias dos alunos e todos os professores da Emei fizeram um processo investigativo sobre a história da comunidade e as questões étnico raciais.
“Todos os anos a Universidade propõe uma parceria com a Emei. Todos os anos fazemos atividade na comunidade, mas por conta da pandemia apostamos em fazer um curta metragem para os alunos e toda comunidade. Pretendemos expor o vídeo. As crianças estão gostando de produzir”, disse a diretora da unidade escolar, Cleidevana Maria Chagas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

IFMS abre mais de 400 vagas para cursos gratuitos de idiomas em sete municípios de MS

Prorrogado o prazo para estudantes realizarem a renovação do contrato FIES

UEMS abre processo seletivo a profissionais de Apoio Educacional ao aluno PcD

Enem 2025: Governo divulga datas de inscrição e aplicação da prova

Projeto de MS irá representar o Brasil em feira de ciências e engenharia nos EUA

JD1TV: Reitora da UFMS destaca avanços na gestão e fala de expansão nos câmpus do interior

Cerveja + ciência? Capital recebe maior festival científico do mundo; confira

Corrida do Pantanal abre inscrições nesta terça-feira; veja como se inscrever

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais
