Geral
MS tem um dos menores índices de desocupação, apesar do aumento do desemprego no país
Pesquisa do IBGE aponta a taxa de 11,2% de desempregados no país; no Estado, o número é de 6,1%
Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado agora em abril. A taxa é a maior já registrado pelo instituto, que realiza a pesquisa desde 2012. Já o Mato Grosso do Sul ficou como o sexto estado com o menor índice de desocupação - com apenas 6,1%.
O número de 11,2% representa cerca de 11,4 milhões de brasileiros desempregados durante este período, que teve 90,6 milhões de ocupados. Desde o trimestre encerrado em janeiro, o número de desocupações cresceu cerca de 18,6% e em comparação com o mesmo período de 2015, houve o aumento de 42,1%.
Já o índice do Estado foi o menor desde o segundo trimestre de 2012, que ficou em 7%, ficando também em segundo menor índice da Região Centro-Oeste, perdendo apenas para Mato Grosso, com taxa de 5,7%. Este levantamento foi apontado por uma pesquisa realizada previamente pelo IBGE e divulgada no dia 7 de maio.
Setores
A indústria apresentou cerca de 3,9% de queda na ocupação do país em relação ao trimestre anterior, enquanto o comércio apresentou 1,7% e a construção foi a atividade com maior queda, de 5,1%.
Já o setor de transporte, armazenagem e correio aumentou o número de ocupados em 5,3%; serviços domésticos em 5,1% e administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, 2,5%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Indústria Geral, em compensação, caiu 11,8%, e informação, comunicação e atividades financeiras, 7,8%, desde 2015.
Trabalho autônomo
O número de pessoas que decidiu trabalhar por conta própria subiu quase 5% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Salário
Já na questão do salário, o rendimento médio real recebido pelos ocupados chegou a R$1.962, uma queda de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2015.
Durante este mesmo período, o Mato Grosso do Sul teve este rendimento representado por R$1.736, segundo a pesquisa do IBGE.