Geral
Douraser pode ter contrato finalizado com UFMS
Informação foi repassada ao Sindicato pela empresa terceirizada
Caso a situação grevista dos terceirizados da empresa Douraser não mude, segundo o Steac-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul), há a possibilidade de rescisão de contrato com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a partir desta segunda-feira. A informação foi repassada ao Steac pela própria empresa.
Segundo os funcionários, os atrasos salariais já ocorreram antes, mas esta é a primeira vez que dura mais de um mês. De acordo com o vice-presidente do Steac-MS, Ton Jean Ramalho Ferreira, a UFMS já deveria ter rompido o contrato com a Douraser, que atende a universidade há cinco anos. Questionada sobre os atrasos anteriores, a UFMS informou que “quando a empresa atrasa alguns dias, não é motivo para romper o contrato”.
Em nota, a assessoria de comunicação da universidade declarou que acompanha as negociações entre o sindicato da categoria e a empresa, “bem como notificou a empresa contratada para que aquela efetive o pagamento dos salários e demais encargos trabalhistas dos trabalhadores, sob pena de rescisão unilateral do contrato”. No entanto, a assessoria informou que não há possibilidade de romper o contrato da licitação nesta segunda-feira.
A reportagem tentou contato com a Douraser, mas o proprietário não estava no local e não atendeu ao celular.
Greve
Desde o dia 22, cerca de 100 funcionários da empresa terceirizada Douraser, responsável pela limpeza da UFMS, deflagraram greve. Eles estavam paralisados desde o dia 14, devido a salários atrasados desde o mês de maio. Além disto, reclamam por benefícios que também não foram pagos, como o vale-alimentação.