Serão implantados e cascalhados mais de 350 km de estradas até no 2022, em Mato Grosso do Sul, o projeto que faz parte do pacote de obras lançado pelo Governo Estadual na última sexta-feira, pretende interligar os pantanais da Nhecolândia, Paiaguás e Nabileque.

De acordo com o Governo de MS, a obra beneficiará oito municípios,garantindo o acesso o ano todo a regiões isoladas, como o Paiaguás (ao Norte de Corumbá e Coxim), Além disso será implantado um acesso rodoviário ao distrito de Porto Esperança (Pantanal do Nabileque, em Corumbá), com a abertura de uma estrada de 10 km, a partir da BR-262. Na mesma região, será construída a ligação viária com o Forte Coimbra, pela MS-243/BR-262).

“Essa integração vai fortalecer a pecuária, com o Pantanal passando a competir com o planalto na produtividade de bezerro, de 40% para 80%. A redução do custo de produção vai gerar mais investimentos”, disse o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite.

Segundo o dirigente ruralista, o Governo do Estado cumpre seu compromisso com o campo ao destinar os recursos do Fundersul para o setor de logística, vital para escoamento da produção agropecuária.

O conjunto de obras anunciado pelo governador inclui a ligação definitiva do Pantanal pela MS-228, estrada que corta os municípios de Corumbá, Aquidauana e Rio Negro. Os últimos 150 km serão licitados em três etapas, uma das quais já em fase de contratação pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Ligação com Mato Grosso

O governo afirma que mais de R$ 40 milhões já foram investidos na MS-228, com a implantação e cascalhamento de 18,8 km da MS-228, entre a Vazante do Castelo e a Fazenda Imaculada (entroncamento com a MS-427), entre Aquidauana e Corumbá, e 34 km da MS-423, da Serra da Alegria (Rio Verde) a Fazenda Morrinho (Corumbá).

Em outro extremo, a Agesul prepara licitação do primeiro trecho de 50 km, de um total de 150 km a ser implantado, da MS-214, que ligará a isolada região do Paiaguás com a MS-228 e com Porto Jofre (Poconé), em Mato Grosso.

De acordo com o deputado estadual Evander Vendramini, autor do projeto, o acesso rodoviário de Porto Esperança com a BR-262 vai transformar a localidade em polo turístico. “A estrada vai colocar Porto Esperança no mapa do Estado, levará cidadania e dignidade aos moradores. O governador está de parabéns”, destacou.