O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou, nesta quarta-feira (10), que três horas a mais no toque de recolher “faz uma diferença enorme” no combate ao novo coronavírus (Covid-19). A declaração se deu após defender o novo decreto que deve determinar recolhimento domiciliar obrigatório das 20 horas às 5 horas do dia seguinte, entre outras medidas restritivas.

Resende destacou que o decreto foi discutido “exaustivamente” e que teve a compreensão de todos os prefeitos. “A questão do toque de recolher, três horas, como aqui para a capital, duas horas, como para muitas cidades do interior, fazem uma diferença enorme! Nessas três horas, ou nessas duas horas, teremos uma diminuição muito grande da chamada mobilidade social, nós teremos uma diferença muito grande, principalmente para o público jovem, que teima em ser rebelde nas orientações e muitas vezes contribui, direta ou indiretamente para o avanço da doença. A gente vê com muita clareza que o jovem está sendo o instrumento para levar morte aos seus familiares”, disse o secretário. Atualmente, Campo Grande adota o toque de recolher das 23 horas até às 5 horas do dia seguinte.

O novo decreto ainda deve trazer uma espécie de lockdown aos domingos, com a proibição do funcionamento das atividades consideradas não essenciais que, aos finais de semana, só poderão atender no sábado, as 5 as 16 horas. “A contribuição maior é que vamos diminuir essas aglomerações, as festas clandestinas e, acima de tudo, àqueles que usando exageradamente bebidas alcoólicas, propicie o aumento rigoroso de acidentes automobilísticos, que leva necessariamente a ocupação de leitos que serviriam de retaguarda para a covid”, afirmou o secretário.

O novo decreto deve ser publicado ainda hoje.