O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o concurso nacional de desenho “Conectados com Direitos: o ECA Digital tá on”, que convida crianças e adolescentes a expressarem, por meio da arte, como imaginam uma internet mais segura e protegida.

Segundo o CNJ, a iniciativa é uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Podem participar estudantes matriculados em escolas públicas e privadas até o 3º ano do ensino médio. O concurso terá duas categorias: uma para crianças de até 11 anos e outra para adolescentes de 12 a 17 anos.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificado, kits de materiais escolares, de arte e de pintura, além de um notebook para a família. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores também receberão certificado e um notebook.

A iniciativa foi lançada após a aprovação, pelo Plenário do CNJ, em junho, da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente Digital (ECA Digital), previsto na Lei nº 15.211/2025. A promoção dos direitos de crianças e adolescentes é uma das prioridades da gestão do presidente do CNJ, ministro Edson Fachin, e integra as dez Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026.

Concurso desenho eca digital ta on - Reprodução CNJ

Como participar

A inscrição é feita pela escola. Cada estudante poderá produzir um único desenho, feito à mão, em sala de aula. As escolas devem reunir os trabalhos, realizar a inscrição e enviar as produções até 30 de setembro, por meio do formulário eletrônico disponível no site do CNJ.

O edital completo está disponível no site do CNJ.

O resultado será divulgado em novembro de 2026, e a cerimônia de premiação está prevista para ocorrer até dezembro.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.