Uma das duas onças pintadas resgatadas na região da Serra do Amolar, no Pantanal, com queimaduras de segundo e terceiro graus nas patas, não resistiu e foi a óbito, cerca de duas horas após dar entrada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS ) O veterinário do Imasul Lucas Cazati, responsável técnico do CRAS, disse que a causa da morte só será confirmada após a realização da necropsia, na manhã dessa quarta-feira.

As onças foram vistas próximas ao rio Paraguai em condições precárias, uma não conseguia andar. A equipe que trabalha no resgate de animais no Pantanal foi chamada e conseguiram fazer a sedação, e o transporte até Campo Grande foi feito numa aeronave das FAB (Força Aérea Brasileira).

Os animais chegaram bastante sedados e passaram por exames clínicos que mostraram qualidades vitais estão boas: respiração, frequência cardíaca e temperatura. Foram medicadas com anti-inflamatório, antibiótico e analgésico, e também receberam hidratação intravenosa. Logo após o resgate, ainda no Pantanal, os ferimentos nas patas foram tratados com pomadas e enfaixados.

Eram duas onças macho ainda jovens, com menos de dois anos de idade, calcula Cazati. Devem pesar cerca de 70 quilos; na fase adulta um macho pode passar de 100 quilos. A segunda onça continuava sedada até o fechamento dessa matéria, por volta das 17h, e as condições clínicas pareciam estáveis. O CRAS deve liberar boletim informando sobre o estado de saúde dela na manhã dessa quarta-feira (4).