Polícia
Vistoria do Ministério Público flagra presídio com o triplo de presos em MS
Inspeções do Projeto Lupa no PTran e no Centro de Triagem da Capital expõem superlotação
O Grupo de Atuação Especial de Execução Penal do Ministério Público realizou vistorias técnicas em três unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. As inspeções integram o Projeto Lupa e passaram pelo Presídio de Trânsito, Centro de Triagem e na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.
No Presídio de Trânsito da Capital, a equipe coordenada pela promotora Jiskia Sandri Trentin constatou hiperfaturamento populacional, com 610 internos abrigados em um espaço que possui apenas 176 vagas. O Centro de Triagem também opera acima do limite, com 142 presos para 86 vagas.
Em Dois Irmãos do Buriti, a comitiva fiscalizou a penitenciária local, que abriga atualmente 722 detentos e passa por obras de ampliação com 180 novas vagas. No complexo, os detentos trabalham na fabricação de lingeries e prendedores, mas as vagas laborais não atendem a todos.
As vistorias contaram com apoio da OAB/MS, Vigilância Sanitária e Ministério Público do Trabalho para avaliar celas, pavilhões e setores de saúde.
Os reeducandos apresentaram demandas por assistência jurídica, atendimentos médicos e acompanhamento social aos gestores.