O segundo turno das Eleições 2026 registrou 34.393 votos computados após as 17h em todo o Brasil, segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desse total, 32.399 votos foram contabilizados entre 17h e 18h, outros 1.981 entre 18h e 19h e 13 após as 19h.

Os números consideram 497.333 seções eleitorais, cujo encerramento foi registrado depois das 17h. A votação teve o horário estendido até as 19h, no horário de Brasília, por determinação do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), para as seções que ainda estavam em funcionamento às 17h. A decisão foi tomada após as duas candidaturas à Presidência da República relatarem dificuldades relacionadas ao transporte de eleitores no dia do pleito.

De acordo com o levantamento, 473.065 seções eleitorais concluíram os trabalhos até as 17h10. Outras 24.268 permaneceram abertas após esse horário. Nessas unidades, foram registrados 8.673 votos a partir das 17h.

O TSE esclarece que o período até as 17h10 é considerado uma estimativa para a conclusão dos procedimentos de encerramento das urnas e da impressão dos documentos finais. Isso ocorre porque os equipamentos só podem ser encerrados a partir das 17h, mas a finalização dos trabalhos pode levar alguns minutos.

São Paulo foi o estado com o maior número de seções eleitorais que permaneceram abertas depois das 17h10. Foram 6.093 seções, com 2.496 votos computados após as 17h. Na sequência, aparecem o Rio de Janeiro, com 5.713 seções e 2.349 votos; a Bahia, com 3.787 seções e 1.656 votos; e Pernambuco, com 1.872 seções e 577 votos.

Entre os demais estados, o Maranhão registrou 865 seções e 166 votos, enquanto Minas Gerais teve 740 seções e 136 votos. No Pará, foram 701 seções e 152 votos. Já o Distrito Federal contabilizou 696 seções e 157 votos após as 17h10.

O levantamento também identificou 6.766 seções eleitorais cujo encerramento ocorreu depois das 19h. Essas unidades contabilizaram 4.773 votos ao longo de todo o período posterior às 17h, sendo 2.837 entre 17h e 18h, 1.923 entre 18h e 19h e 13 após as 19h.

Esse total já está incluído nos 8.673 votos registrados nas 24.268 seções que continuaram abertas depois das 17h10.

Encerramento das urnas segue regras eleitorais

Pelas normas da Justiça Eleitoral, a votação não pode ser encerrada antes das 17h. No entanto, o procedimento pode começar exatamente nesse horário, quando não há eleitores aguardando para votar.

Nesses casos, os mesários podem iniciar imediatamente as etapas previstas nos artigos 127 e 160 da Resolução-TSE nº 23.751/2026, que incluem a emissão dos Boletins de Urna (BUs), documentos que registram os resultados da votação em cada seção.

Por esse motivo, o registro de encerramento às 17h ou nos segundos seguintes não representa, por si só, uma irregularidade. A conclusão dos procedimentos pode ocorrer nos minutos posteriores, mesmo quando a votação termina no horário previsto.

Já nas seções em que houver eleitores na fila às 17h, a resolução determina que eles sejam identificados e recebam senhas para garantir o direito de votar. Nesses locais, a votação deve continuar até que todos os eleitores que aguardavam sejam atendidos.

A determinação do STF também exigiu adaptações nos procedimentos operacionais da Justiça Eleitoral. O recebimento dos Boletins de Urna, a totalização dos votos e a divulgação dos resultados foram temporariamente suspensos e retomados após as 19h.

Durante a coletiva de encerramento do segundo turno, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, destacou o trabalho das equipes técnicas para cumprir a decisão judicial. Segundo ele, a medida exigiu ajustes nos sistemas e nas rotinas da Justiça Eleitoral, além de cuidados adicionais com a segurança de servidores e mesários.

O ministro agradeceu o empenho de magistrados, servidores, mesários, colaboradores e demais profissionais envolvidos na organização do pleito. Também ressaltou que as providências adotadas permitiram dar continuidade à apuração e garantir o atendimento aos eleitores durante o processo de votação.