O procedimento de geração das mídias que serão usadas para a preparação das urnas para as Eleições 2024 começa nesta quarta-feira (18) com evento oficial a ser realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) às 13h, no prédio que abriga o Depósito de Urnas do TRE-MS, localizado na Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, 184, Jardim Veraneio (em frente ao Fórum Eleitoral).
No entanto, logo pela manhã, os oito candidatos a Prefeitura de Campo Grande já apareceram com a situação "Consta da Urna", quando os dados, com número e foto de cada já foi inserido para o dia das votações (6 de outubro 1° turno).
Quando a candidatura cujos nome e foto não constam da urna, caso a eleitora ou o eleitor digita o número do candidato, o voto será considerado nulo e não terá validade para a legenda.
Essa fase acontece depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ter feito no dia 10 de setembro, a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília e enviou a cópia dos programas lacrados aos tribunais regionais eleitorais (TREs) para que fossem inseridos nas urnas eletrônicas, juntamente com os dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos.
O procedimento que começa nesta quarta-feira (18) tem por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o estado. Os trabalhos serão presididos pelo Dr. Vitor Guibo, juiz presidente da Comissão de Geração de Mídias do TRE-MS. Para o ato, foram convocados também representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), fiscais de partidos políticos e coligações.
Serão preparadas aproximadamente 20 mil mídias de votação e mídias de contingência, incluindo as mídias especiais. A previsão é que os trabalhos sigam até o dia 22 de setembro.
Geração de Mídias
Os trabalhos são realizados em três formatos:
Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Durante as cerimônias de geração de mídia e preparação das urnas, cada urna, até então sem dados, é configurada para determinada sessão eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere na urna, por meio de um cartão de memória, alguns dados, entre eles, nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.
Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se seus dispositivos estão funcionando, como o teclado, visor, impressora e avisos sonoros. Feito isso, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado (município, local de votação e sessão eleitoral), é guardado na caixa.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa de Daniel e Coringa ganham eleição na União das Câmaras de MS

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Projeto quer definir protocolos para atendimento de pessoas com TEA em MS

Após gasto de R$ 400 mil em campanha, Trutis tem contas aprovadas

Eleição para diretoria da União Das Câmaras de MS acontece nesta quarta-feira

Deputados votam criação do programa "Veículo Legal MS" para regularização em abordagens

Governo publica edital de licitação para asfaltamento de trecho da MS-444

Nelsinho elogia família Chaves e destaca importância da educação em MS

Em Bandeirantes, Soraya participa de entrega do Hospital Municipal
