Cidade
Segunda fase de liberação de mosquitos com Wolbachia começa na segunda
Os chamados “Wolbitos”, com objetivo de fazer o controle da dengue, Zika e chikungunya
A segunda fase de liberações dos mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia começa na segunda-feira (5), em Campo Grande. Os chamados “Wolbitos”, com objetivo de fazer o controle da dengue, Zika e chikungunya e serão soltos nos bairros: Taquarussú, Jacy, América, Jockey Club, Parati, Piratininga, Pioneiros, Alves Pereira, Los Angeles e Centro Oeste
As liberações nos bairros da primeira fase serão finalizadas na sexta-feira, 2 de julho, e o monitoramento do estabelecimento da Wolbachia, que já vem ocorrendo desde o primeiro mês de liberação, continuará por mais quatro meses, a fim de avaliar a proteção nesses locais. Este trabalho é realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), utilizando a malha de ovitrampas da cidade.
A superintendente de Vigilância em Saúde do município, Veruska Lahdo, explica que as etapas iniciais de cada fase ocorrem de maneira simultânea para garantir que não haja intercorrência durante o processo.
“Desde o dia 21 de maio nós já estamos realizando as ações de engajamento comunitário nos bairros que compõem a terceira fase de implementação do método na cidade”, destaca.
Os bairros que estão recebendo ações de engajamento são: Carlota, Dr. Albuquerque, Jardim Paulista, Maria Aparecida Pedrossian, Rita Vieira, São Lourenço, TV Morena, Vilasboas, Universitário, Tiradentes, Chácara Cachoeira, Chácara dos Poderes, Noroeste, Veraneio, Estrela Dalva e Carandá.
Quando presente no Aedes aegypti, a Wolbachia impede que os vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam no inseto, contribuindo para a redução destas doenças. Não existe modificação genética neste processo.