Clima
Umidade despenca a 12% e coloca 47 cidades de MS em alerta nesta quarta-feira
Avisos do Inmet começam ao meio-dia e seguem até as 18h; Campo Grande está entre os municípios sob alerta laranja
A umidade relativa do ar pode despencar para 12% nesta quarta-feira (12) e coloca 47 municípios de Mato Grosso do Sul sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os avisos são classificados nas cores amarela e laranja, que representam perigo potencial e perigo, respectivamente.
Os dois alertas começam às 12h e têm previsão de término às 18h. As áreas afetadas estão concentradas principalmente nas regiões centro e norte do Estado.
No alerta amarelo, a umidade relativa do ar pode ficar entre 30% e 20%. Segundo o Inmet, a condição representa baixo risco de incêndios florestais e de problemas à saúde, mas exige atenção durante o período mais seco do dia.
Já o alerta laranja, considerado de perigo, abrange 25 municípios: Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Jaraguari, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.
Nessas cidades, os índices podem variar entre 12% e 20%, faixa considerada bastante baixa. O Inmet alerta para o aumento do risco de incêndios florestais e para efeitos como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
Cuidados
Durante o período de baixa umidade, a orientação é reforçar a hidratação e evitar a exposição prolongada ao calor. O Inmet recomenda beber bastante líquido, usar hidratante na pele e manter os ambientes umidificados.
Também é indicado evitar atividades físicas e a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia, quando a umidade tende a atingir os menores índices.
A população deve ficar especialmente atenta a sinais de desconforto provocados pelo ar seco e redobrar os cuidados com possíveis focos de incêndio, já que a combinação de baixa umidade e tempo seco favorece a propagação das chamas.