Economia
Com Lula, Petrobras assina retomada da UFN-III com aporte de R$ 5 bilhões
Fábrica de fertilizantes em Três Lagoas deve gerar 8 mil empregos e iniciar operações em 2029
A Petrobras assinou os contratos para a finalização das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), em Três Lagoas. O evento ocorreu nesta quinta-feira (25) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Com investimentos que superam a marca de R$ 5 bilhões e apoio do novo PAC, o início dos trabalhos está programado para este mês. A expectativa é que o canteiro de obras gere cerca de 8 mil postos de empregos diretos e indiretos.
A fábrica, que estava com as obras paralisadas desde 2014, tem previsão para iniciar as operações em 2029. A planta projetada terá capacidade para produzir diariamente 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia.
A unidade tem localização estratégica para atender o Centro-Oeste, mercado que representa 40% da demanda nacional de ureia. A fábrica deve suprir 15% do consumo do país, reduzindo a dependência externa de importações.
O agronegócio absorverá a produção em culturas como milho, cana-de-açúcar, café, trigo e algodão, além do uso na pecuária. O retorno do projeto visa também ampliar o mercado e o escoamento de gás natural da companhia.
Para capacitar a população local, a Petrobras vai ampliar o Programa Autonomia e Renda na cidade com 1.400 vagas em cursos técnicos. A estatal também realiza outros cinco projetos socioambientais que investem R$ 27 milhões no estado.