A temporada 2013 para o futebol brasileiro chegou ao fim e o momento é de fazer o balanço de quem ganhou e quem perdeu no ano que acabou. Nessa gangorra nacional, o Rio de Janeiro se dividiu em vibrações e tristezas, enquanto que São Paulo teve muito pouco a comemorar. Ninguém riu mais do que Minas Gerais, que comemorou o título do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro e a conquista da Copa Libertadores pelo Atlético-MG.

"Foi um ano vitorioso para o futebol de Minas Gerais. O retorno do Mineirão, os investimentos e os títulos foram importantes para o futebol do estado", lembrou Marcelo Oliveira, técnico campeão pelo Cruzeiro. O estado mineiro ainda pôde comemorar o acesso do Tupi para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Se Minas Gerais comemorou, o estado de São Paulo não tem muito o que vibrar. Isso porque pela primeira vez, desde 1998, que os paulistas não colocam um representante na Copa Libertadores. Na sétima posição, o Santos foi o melhor paulista do Brasileirão. Para piorar, Ponte Preta e Portuguesa, esta no Tapetão, acabaram rebaixados para a Segunda Divisão. A Macaca merece uma citação honrosa por ter surpreendido e chegado à decisão da Copa Sul-Americana, onde foi superada pelos argentinos do Lanús.

O melhor momento do estado paulista foi o acesso do Palmeiras, que retornou para a elite do futebol nacional e ainda conquistou o título da Série B. Mas na própria Segundona o estado amargou as quedas de Guaratinguetá e São Caetano, enquanto que o Barueri caiu da Série C para a Quarta Divisão.

"Agora temos que trabalhar muito para fazer com que o ano de 2014 seja de conquistas e títulos", declarou o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. A euforia de Minas Gerais e a decepção de São Paulo encontram um meio termo no Rio de Janeiro. Os cariocas puderam comemorar a conquista da Copa do Brasil, de certa forma até surpreendente, por parte do Flamengo, além de ver o Botafogo ser o segundo representante na Copa Libertadores. O Glorioso fez boa campanha no Brasileirão, chegando em quarto lugar.

Porém, o Rio de Janeiro não viveram apenas alegrias. Isso porque a outra metade da cidade se entristeceu com os rebaixamentos de Vasco e Fluminense. O Flu, porém, conseguiu na Justiça permanecer na elite nacional, rebaixando a Portuguesa.

"Como torcedor dos clubes do Rio de Janeiro fiquei muito triste pelo que aconteceu com Vasco e Fluminense. Pelo menos deu para comemorar a merecida vaga do Botafogo na Copa Libertadores - comemorou Oswaldo de Oliveira, técnico que trocou o Fogão pelo Santos na semana passada.

Santa Catarina em festa
Fora da Região Sudeste, quem mais pôde comemorar foi Santa Catarina. O estado conseguiu promover para a elite nacional Chapecoense e Figueirense, que se juntam ao Criciúma deixando o estado com três representantes na Série A do Campeonato Brasileiro.

"Para o futebol catarinense com certeza vai ser muito importante ter muitos clubes na Primeira Divisão. Isso mostra uma evolução para o estado", disse Bruno Rangel, artilheiro da Série B pela Chapecoense.

O Paraná pôde comemorar também. O estado emplacou o Atlético-PR na Copa Libertadores, para onde também vai o Grêmio, quem mais conseguiu sorrir em um ano de poucas alegrias para o futebol do Rio Grande do Sul.

No Nordeste, Sport, com o acesso para a elite nacional, e Santa Cruz, campeão da Série C, levaram o nome de Pernambuco para o alto, contrapondo ao rebaixamento do Náutico. Isso sem falar no Salgueiro, que também garantiu o acesso, só que para a Série C. Maranhão também vibrou com o acesso do Sampaio Corrêa para a Série B. Na Paraíba a festa foi pelo título do Botafogo na Série D.

No Centro-Oeste a atração ficou por conta do acesso histórico do Luverdense, do Mato Grosso, para a Série B, onde terá a companhia do Vila Nova-GO, também promovido. Já o Norte chorou a queda do Paysandu para a Terceira Divisão.