Recentemente, dois Centros de Educação Infantil foram furtados em Campo Grande. Nos dias 9 e 10 de julho, o Ceinf Cleber Brazil Ferreira, localizado no Jardim Itamaracá, e no dia 5 de julho, o Ceinf Paraíso Infantil, no Lar do Trabalhador. Em comum, nas duas creches foram furtados alimentos, indício que revela um problema social.

De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) Reginaldo Salomão, instrumentos públicos como Ceinfs, postos de saúde, entre outros, são furtados na maioria dos casos por pessoas da própria comunidade, em busca de recursos. A motivação, neste caso, não seria obter vantagem ilícita, e sim, carência social. Para o delegado, “já tivemos casos que só roubaram gêneros alimentícios, que provam que se trata de um problema social”.

As exceções seriam os casos de vandalismo, que são praticados por adolescentes na maioria vezes. “São coisas de adolescentes, pichação, quebras, mas às vezes alguém precisa de um colchão, cadeiras de rodas”.

Salomão avalia que os furtos dirigidos a estes estabelecimentos são “pouquíssimos”. “É lógico que há exceções, mas são poucas, quando não há vandalismo, são questões voltados a necessidade mesmo, já que são um dos poucos instrumentos públicos que chegam a periferia, as pessoas não entendem que furtar carne vai prejudicar crianças, ou acreditam que o poder publico vai suprir imediatamente”, explica.

Medidas para prevenção de furtos

Conforme noticiado pela reportagem, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou ontem (11) que o Executivo possui ações para coibir o crime. Uma delas é a ronda semanal feita por guardas municipais, e a outra, um estudo de implantação de tecnologia de monitoramento nos ceinfs, que foi anunciado nesta terça-feira (12). 

Conforme nota divulgada pela Prefeitura, o mecanismo de segurança eletrônica será implantado na Secretaria Municipal de Educação (escolas e ceinfs), Secretaria Municipal de Saúde (UBS e UBSF) e Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (CRAS). Intitulado como Sistema de Monitoramento Dedicado e Integrado (Simdi), o projeto é um Circuito Fechado de Vídeo Televisão (CFVT) e visa a prevenção a furtos e outros crimes no patrimônio municipal, que será implantado até o final deste ano.

Ainda de acordo com a nota, o projeto visa melhor condição de segurança em tempo real, ao mostrar na base da unidade de segurança (base da guarda) as imagens das unidades e o que está acontecendo. O sistema será integrado também com as viaturas e guardas municipais, que estarão a postos para atender a qualquer sinal de invasão ou anormalidade nos locais monitorados. 

O CFTV é um sistema simples constituído por câmera (s), por meio de transmissão e monitoramento fechado de captura de imagens, em formato de televisão, provenientes de locais específicos em que foram instaladas.