Desde o anúncio da tarifação dos Estados Unidos de 50% aos produtos brasileiros que devem começar a vigorar em 1° de agosto, autoridades debatem sobre resposta do Governo brasileiro, enquanto alguns defendem 'retaliação', outros preferem o diálogo, como no caso do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, tendo em vista que o país norte-americano foi o principal destino das exportações do Estado.
"É muito ruim para o Brasil, o Mato Grosso do Sul é afetado diretamente. Ano passado, nós
exportamos cerca 700 milhões de dólares aos Estados Unidos. É um mercado, não é o nosso principal mercado, que é a China, mas atinge diretamente esses empresários e as empresas que estão aqui. E entendo que a gente tenha que buscar o caminho da negociação diplomática", defendeu Riedel.
Ainda segundo o governador o caminho é a serenidade, já que os Estados Unidos tem aplicado as 'tarifas reciprocas' a diversos parceiros comerciais. "Até porque o Brasil tem saldo positivo com os Estados
Unidos. Então acredito que a gente vá buscar uma solução para esse impasse, para os negócios brasileiros de uma maneira geral e para o Mato Grosso do Sul".
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu, nesta sexta-feira (11), com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, e pediu revisão da sobretaxa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump.
Já em anúncio oficial, o presidente Lula respondeu que haverá reciprocidade e defendeu soberania em assuntos que vem sendo questionados pelo norte-americano.
Durante visita ao Estado do Texas, devastado pelas enchentes nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que conversará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas "em algum momento".
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Secretário de Obras de Nova Alvorada do Sul vira réu por improbidade administrativa

Sem prisão, STF mantém cautelares contra Bolsonaro e não proíbe falas à imprensa

Prefeito de Naviraí insiste na Justiça por salário de R$ 35 mil, mas TJ nega

Marun defende MDB na disputa ao Senado, "time que não entra em campo não ganha jogo"

Prefeitura contesta laudo que indica R$ 377 milhões devidos ao Consórcio Guaicurus

AO VIVO: STF interroga réus por tentativa de golpe de Estado nesta quinta

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 24/7/2025

Zé Felipe publica foto e fãs veem indireta para Virginia e Vini Jr.

Defesa tenta tirar estudante da mira do júri após atropelar e matar corredora
