Uma empresa brasileira de tecnologia voltada ao monitoramento ambiental vai apresentar soluções para o mercado de carbono em Campo Grande. A Greenline participa, no dia 3 de novembro, do II Fórum MS Sustentabilidade, com iniciativas voltadas à conservação do Cerrado e do Pantanal.

A atuação da companhia no Centro-Oeste reúne 14 projetos, que abrangem cerca de 134 mil hectares e têm potencial estimado de sequestro de 12,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO₂), segundo dados divulgados pela empresa.

O evento será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e reunirá representantes de empresas, poder público, universidades e organizações da sociedade civil para discutir alternativas de desenvolvimento sustentável. Entre os temas da programação está o mercado de créditos de carbono.

A Greenline desenvolve projetos com monitoramento digital que combina imagens de satélite, inteligência artificial e dados de vegetação. Segundo a empresa, a tecnologia permite acompanhar em tempo real toda a área das propriedades participantes. Os projetos e créditos emitidos passam por validação da certificadora independente Bureau Veritas, conforme informado pela companhia.

Além da atuação regional, a empresa afirma desenvolver projetos que abrangem mais de 1,5 milhão de hectares no Brasil, com potencial estimado de geração de créditos equivalentes a mais de 25 milhões de toneladas de CO₂ por ano. A Greenline também integra um grupo de trabalho que discute metodologias para o mercado regulado de carbono no país.

O fórum terá debates sobre recursos hídricos, agropecuária sustentável, energia, gestão de resíduos e economia regenerativa, com foco em soluções para os desafios ambientais e econômicos de Mato Grosso do Sul.