Estudantes
CNJ prorroga concurso para desenhos feitos por estudantes sobre uma internet mais segura
Alunos de escolas públicas e privadas podem participar; vencedores e professores orientadores receberão certificados e notebooks
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) prorrogou até 30 de novembro as inscrições para o Concurso Nacional Infantojuvenil de Desenho “Juventude Conectada com Direitos: ECA Digital Tá On”. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas.
A premiação é dividida em duas categorias: uma para crianças de até 11 anos e outra para adolescentes de 12 a 17 anos. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificado de reconhecimento do CNJ e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de kit de materiais escolares, de arte e de pintura e um notebook para a família, que será entregue ao responsável legal.
Os professores orientadores dos trabalhos vencedores também receberão certificado e um notebook.
O concurso pretende levar o público infantojuvenil a refletir sobre uma internet mais segura, incentivando o protagonismo na promoção dos direitos digitais e prevendo premiação para os melhores trabalhos e seus professores orientadores. O objetivo é garantir que a participação de crianças e adolescentes nas redes sociais seja segura.
Entre as regras estabelecidas pelo edital está a obrigatoriedade de que o desenho seja manual, individual, autoral e produzido em sala de aula. É proibido o uso de inteligência artificial ou de qualquer recurso tecnológico.
Os desenhos devem abordar, de forma positiva e educativa, a promoção dos direitos de crianças e adolescentes em um ambiente digital seguro. Os trabalhos serão avaliados com base na pertinência ao tema, criatividade, originalidade e qualidade visual.
Até 30 de novembro, as escolas poderão produzir, selecionar e enviar os trabalhos pelo sistema eletrônico. As instituições que já tiverem realizado alguma inscrição poderão acrescentar materiais até o limite de cinco inscrições por categoria. Cada estudante poderá produzir apenas um desenho, feito à mão e em sala de aula.
O julgamento será realizado até 31 de dezembro, levando em conta aspectos como pertinência ao tema, criatividade e originalidade.
Com a prorrogação do prazo, a previsão é que o resultado final seja divulgado em janeiro de 2027. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.