A Polícia Militar Ambiental de Anaurilândia autuou ontem (11), pela segunda vez, um arrendatário paranaense por incendiar área para renovação de pastagem por duas vezes em 15 dias. 

Na primeira vez, o homem foi autuado em 27 de julho, no valor de R$ 52 mil por incêndio em vegetação removida, com derrubada de árvores de grande porte e galhadas em amontoados, em uma área de 52 hectares, por policiais militares ambientais de Anaurilândia. No dia, os Policiais trabalhavam na operação Prolepse, em trabalhos preventivos de orientação, quando se depararam com a área incendiada na fazenda, localizada a 43 km da cidade.

Ontem (11), os policiais se depararam com nova área de vegetação removida e queimando em amontoados, em área já gradeada para renovação da pastagem na mesma propriedade arrendada pelo infrator. Levantamentos foram feitos com uso de GPS e drone, medindo a área incendiada, que totalizou 97 hectares. Dessa vez, o infrator foi autuado administrativamente e foi multado R$ 97 mil.

Após a proibição da queima controlada por 180 dias no Estado, mesmo para quem possuía licença e não havia realizado a queima, a Polícia Militar Ambiental intensificou os trabalhos na Operação Prolepse de prevenção aos incêndios. Além disso, diversas denúncias são recebidas da população, a respeito de pessoas que insistem em desrespeitar as normas.