Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta quarta (20), novos óbitos foram confirmados por H1N1 em Mato Grosso do Sul. Em uma semana, foram registrados três casos – mais um em Dourados, e pela primeira vez, dois em Sidrolândia. Agora, já são 85 óbitos por H1N1 em todo o Estado.

Campo Grande segue como o município com mais mortes por H1N1, com 24 casos registrados. Já a Influenza B apresenta o mesmo quadro da semana passada, com três mortes registradas, sendo uma na Capital, uma em Corumbá e uma em Jardim.

Cuidados

 A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. A preocupação da SES é com as complicações, como pneumonias e dificuldades respiratórias, que podem levar à morte.

Segundo a Secretaria, hábitos simples podem diminuir a circulação dos vírus, como higienizar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, dentre outros.