Mato Grosso do Sul é o segundo Estado brasileiro que mais investiu entre 2015 e 2016. O Estado ampliou em 65% os recursos estaduais destinados a obras de infraestrutura. É  o que apontam os dados são de relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI).

Segundo o levantamento, dados do Tesouro Nacional apontam que 13 estados registraram queda nos investimentos entre 2015 e 2016. Nesse mesmo período, MS foi na contramão da crise econômica, e alcançou o segundo lugar no ranking de investimentos, com aumento de 65%, ficando atrás apenas do Piauí que obteve 73%.

Em alguns estados, como o Rio de Janeiro, recessão econômica resultou na diminuição de 62% nos investimentos. De acordo com o relatório, metade das unidades da federação não conseguiu destinar recursos a obras.

Entre as causas do alto desempenho da gestão estadual estão os ajustes feitos na máquina pública com o intuito de reduzir despesas para focar nas entregas à população.

“A crise afetou desde a dona de casa até os governos, mas soubemos realizar as mudanças necessárias para continuar fazendo as entregas que são importantes para população”, destacou o governador Reinaldo Azambuja. “O Governo está gastando menos com sua estrutura e investindo mais nas pessoas”, resumiu.