Geral
Procon deve abrir investigação contra aplicativos de viagem
Medida vai ser tomada após solicitação dos motoristas de aplicativo
Em reunião com o secretário de Estado de Governo, Sérgio Murilo, e com a Superintendencia para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), na manhã desta sexta-feira (5), os motorista de aplicativo como Uber, 99, Waze Carpool e Indriver, solicitaram algumas medidas para melhoria da renda da categoria.
O principal pedido foi a diminuição do ICMS do preço da gasolina e uma reavaliação do cálculo da média do combustível estadual para a pauta de dezembro, que representaria uma redução de cerca de 30 a 40 centavos no valor do combustível. “Eles vão congelar a pauta no valor atual por 15 dias, e vão estudar a possibilidade de redução para pauta no valor de dezembro”, disse um motorista que esteve na reunião.
Os motoristas pediram também o apoio do Procon e devem protocolizar uma solicitação para abertura de investigação contra o 99poupa e Uberpromo, sobre possíveis ilegalidades. “Porque a que a plataforma reduziu os ganhos através das promoções e não reajustou os valores das corridas para os motoristas”, afirmou um dos organizadores do movimento.
Ao JD1 Notícias, o superintendente do Procon, Marcelo Salomão disse que o órgão vai buscar respostas do por que o aplicativo “mudou a regra do meio do jogo”, prejudicando os motoristas, cancelando as promoções. “Eles solicitaram também o congelamento da pauta retroativa de dezembro, isso vai ser passado para Secretaria de Fazenda do governo com uma análise para que o Estado também não perca’, falou.
A categoria também solicitou o apoio do Procon, para que o órgão possa intermediar todas essas ralações com o governo do estado e com a Sinpetro. “Vamos ajudar a classe para que haja uma melhoria nessa relação e consequentemente melhorias para o usuário do aplicativo", completou Salomão.
Outro pedido que deve ser estudado pelo Governo do Estado é o abastecimento em cashback, onde o motorista vai fazer um cadastro, abastecer, e uma porcentagem voltaria para ele como cashback. Além da proposta de criar promoções de combustível para motoristas de aplicativo em postos específicos. Outras reuniões ainda devem acontecer, e a categoria já garantiu paralisação nacional dia 17 de março.