O Imasul e a Polícia Militar Ambiental começaram a verificar cardumes e estoques de peixes em peixarias, mercearias ou restaurantes. Isso porque a partir da meia-noite de sexta-feira (5), quando começa a Piracema, será proibida a pesca em todos os rios que passam pelo território de Mato Grosso do Sul, inclusive os federais.

O esquema especial de fiscalização da PMA contará com efetivo de 325 policiais nas 26 Subunidades estabelecidas em 20 municípios, além de 20 fiscais do Imasul.

Nos rios, as inspeções se concentrarão em áreas onde os peixes têm maior probabilidade de serem sobrepesca, como cachoeiras e corredeiras. Esses locais estabelecerão postos fixos de guarda para policiais 24 horas por dia.

Já os estabelecimentos comerciais têm o prazo de 48 horas a partir do início da Piracema, ou seja, até o dia 7 de novembro, para fazer a declaração de seu estoque pesqueiro. A partir daí só pode comercializar aquilo que estiver declarado.

Na última Operação Piracema de 2019-2020 foram presas 55 pessoas, apreendidos 859 quilos de pescado e aplicados R$ 105 mil em multas.