Geral
Universitários lançam satélite em parceria com a SpaceX
Empresa de Elon Musk lançou o satélite no início da tarde desta sexta
Através de uma parceria educacional e radioamadora entre a Universidade de Brasília (UnB) e a empresa norte-americana SpaceX, do bilionário Elon Musk, levou ao espaço um nanossatélite de comunicação, nomeado de CubeSat, desenvolvido pelos estudantes da universidade no início da tarde desta sexta-feira (1).
A missão AlfaCrux é fruto de pesquisa dos alunos de engenharia e professores da UnB, e tem como objetivo testar e demonstrar experimentos de comunicação via satélite na órbita da Terra.
O projeto contou com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), além da participação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
De acordo com a diretora substituta da Diretoria de Gestão de Portfólio da Agência Espacial Brasileira, Fernanda Lins, o projeto é uma solução importante para a realidade do Brasil.
“A solução é importante para realidades como a do país, com um território muito extenso e que possui áreas remotas nas quais ainda não há uma infraestrutura sofisticada de comunicação. Além disso, é uma solução de baixo custo, tanto de desenvolvimento quanto de lançamento e operação”, disse.
O foguete foi lançado ao espaço às 13h24 no horário de Brasília, em Cabo Canaveral, na Flórida.