Menu
Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Geral

"Perde a função natural", diz Tenente da Ambiental sobre criar animais silvestres

Coronel Queiroz esclareceu quais são os pontos limites e permitidos para esses casos

03 maio 2023 - 17h54Taynara Menezes

Com a repercussão do caso da capivara Filó, criada pelo influencer Agenor Tupinambá, uma série de questionamentos vem à tona. Qual o limite do homem em relação aos animais silvestres, o que, de fato, a lei permite dentro desse contexto?

Esses fatores foram esclarecidos pelo Tenente Coronel Ednilson Queiroz, da Polícia Militar Ambiental da Capital, apesar da comoção gerada, nacionalmente, Queiroz já destaca que criando animais como este o ciclo da natureza é interrompido.

“A partir do momento que um animal silvestre é criado como doméstico, ele perde a sua função natural, seja ele um predador de topo, seu papel é manter o equilíbrio, claro, nesse caso causa muita comoção, porque tava protegida, mas a própria natureza se protege e é assim que funciona. A natureza é para servir ao homem como equilíbrio e não com animais”, pontuou.

Conforme o Tenente, criar animais silvestres em casa sem autorização de um órgão ambiental, é crime, independentemente de qual animal seja, a pena pode chegar até 1 ano e meio, se o bicho estiver na lista de espécie em extinção a multa já pode atingir R$ 5 mil.

“Nossa orientação é para que as pessoas não tenham um animal silvestre, porque quando tem, começa alimentar o tráfico que é um dos grandes problemas relativos à fauna e, além disso, pode estar trazendo doença”, esclareceu.

Embora a lei seja rigorosa, ainda sim é rotineiro caso como este, segundo Queiroz, foi necessário o órgão ambiental criar categorias de permissão para criadores.

“Devido aos riscos as leis são criadas, mas como as pessoas não deixavam de criar animais foi criada categorias onde você pode criar animais da fauna, desde que tenha autorização do órgão ambiental”, salientou.

O órgão ainda autoriza criadores, legalizando esse comércio na tentativa de diminuir o tráfico. “Quando se permite essa criação legalizada diminui o esforço de tráfico e, consequentemente, diminuem-se os riscos de doenças que podem advir desses animais, tem gente que compra arara legalizada, até serpentes existem para esse tipo de comércio”, reforçou.

Em relação aos animais silvestres que aparecem em casas, o coronel orienta que o morador entre em contato imediatamente com um órgão competente.

“O órgão levará para o Centro de Reabilitação para examinar esse animal e, se for o caso, ensinar a viver na natureza, para que ele cumpra o seu papel de reprodução das espécies, evitando extinção e mantendo o equilíbrio da fauna”, concluiu.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

No Mato Grosso do Sul, o Hospital de Amor possui unidades em Campo Grande e Nova Andradina
Geral
Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor
Daniel Moreti não resistiu ao período de internação
Geral
Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'
Para aderir ao programa, os interessados devem preencher um requerimento de adesão e protocolar o documento até o dia 23 de dezembro
Geral
Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas
Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jd. Noroeste -
Saúde
Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga
Foto: Divulgação/ Eldorado
Geral
Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível
STF -
Justiça
Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União
Foto: Ilustrativa -
Justiça
Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande
Paulo Roberto Teixeira Xavier é conhecido em MS por ter visto o filho morrer por engano durante uma 'briga' com a família Name
Justiça
Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS
Orlando Vendramini Neto preso pela Senad -
Justiça
Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Promessa do sindicato é nem chegar motoristas aos terminais
Cidade
Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital
Justiça determinou retorno do transporte
Cidade
Liminar determina retorno de 70% do efetivo dos motoristas em Campo Grande